O que é controle varietal?

Índice

O que é controle varietal?

O que é controle varietal?

Controle varietal Consiste no uso de variedades transgênicas que expressam proteínas inseticidas (Bt) para o manejo eficiente da praga. A tecnologia Bt representa uma importante ferramenta para o manejo integrado de pragas nas culturas de soja, milho, algodão e cana.

Quais são os componentes do MIP?

Componentes do MIP: Os componentes de um programa de MIP são: diagnose (ou avaliação do agroecossistema), tomada de decisão e seleção dos métodos de controle (estratégias e táticas do MIP).

O que quer dizer a sigla MIP?

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um conceito instituído pela comunidade científica na década de 1960, para otimização do controle de pragas agrícolas (como insetos), doenças e plantas daninhas.

Como implantar o MIP?

Para implementar o MIP algumas etapas a serem seguidas são:

  1. Avaliação do ecossistema: conheça as pragas da cultura e qual seu nível pelo monitoramento;
  2. Tomada de decisão: com o monitoramento e o nível de dano econômico saiba qual é o momento certo para efetuar o controle;

Qual é o principal objetivo do MIP?

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) tem como principal objetivo manter as pragas sempre abaixo de um nível em que elas não possam causar danos para a lavoura.

O que é o Manejo Integrado de pragas e doenças?

O manejo integrado de pragas (MIP) é definido como “uso de táticas de controle, isoladamente ou associadas harmoniosamente, numa estratégia baseada em análises de custo/benefício, que levam em conta o interesse e/ou o impacto sobre os produtores, sociedade e o ambiente” (Kogan, 1998).

Qual o objetivo do sistema de controle?

Objetivos do Controle de Acesso O objetivo do controle de acesso é o de propiciar proteção as instalações, áreas, equipamentos, dados, informações, bens e pessoas, pelo impedimento de acessos não-autorizados aos ambientes físicos ou lógicos.

Por que o controle de pragas é importante?

Essas medidas podem ser caracterizadas como técnicas de preparo do solo, rotação de culturas, aração e gradagem, época de semeadura, manejo de plantas daninhas, adubação verde, uso de cultivares resistentes, destruição de restos culturais, etc. Por que o controle de pragas é importante?

Como funciona o controle integrado de pragas?

O controle integrado de pragas é um conjunto de ações que previnem infestação por parasitas no ambiente. O processo vai muito além da aplicação de inseticidas, até porque esses produtos não resolvem o problema. Trata-se, isto sim, de uma mudança sistêmica de comportamento. Por exemplo, todo comerciante sabe que deve manter seu armazém limpo.

Como controlar as pragas agrícolas?

As lavouras representam um grande atrativo para as pragas que, na maioria das vezes, se espalham rapidamente causando danos para as culturas. Como solução, temos o controle de pragas agrícolas que pode ser aplicado por meio de diversas técnicas.

Quais são as principais pragas que atingem a lavoura?

Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa, as principais pragas que atingem a lavoura são: Identificada recentemente, a Lagarta Armigera tem chamado a atenção de agricultores e pesquisadores. Em síntese, ela tem um grande potencial de causar danos às lavouras de algodão, milho e soja.

Postagens relacionadas: