O que significa o resseguro?

Índice

O que significa o resseguro?

O que significa o resseguro?

Resseguro é a operação pela qual o segurador transfere a outro, total ou parcialmente, um risco assumido através da emissão de uma apólice ou um conjunto delas. Dessa forma reduz-se a responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo, cedendo a outro uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido.

Qual a finalidade do resseguro quando se aplica?

A principal finalidade do resseguro é a possibilidade de as seguradoras (cedentes) fazerem uma vasta distribuição de riscos, em todo o mundo, ampliando sua capacidade de subscrever mais riscos.

O que é resseguro e para que serve?

Denomina-se resseguro a operação na qual um segurador transfere a outro, total ou parcialmente, um risco assumido através da emissão de uma apólice ou um conjunto delas.

Qual a importância do resseguro para as seguradoras?

Dessa forma, o resseguro permite equilibrar e ampliar os serviços oferecidos pelas seguradoras. Pois caso elas fiquem sem condições de assumir os riscos, na hipótese de ocorrerem muitos sinistros ou catástrofes, o resseguro cobrirá esses danos.

O que é o contrato de resseguro?

O contrato de resseguro pode ser feito para cobrir um determinado risco isoladamente ou para garantir todos os riscos assumidos por uma seguradora em relação a uma carteira ou ramo de seguros. O seguro dos riscos assumidos por uma seguradora é definido por meio de um contrato de indenização.

Quais são as vantagens de contratar resseguros?

A grande vantagem do resseguro é facilitar a distribuição de riscos, o que ajuda a ampliar a capacidade da seguradora assumir mais riscos. Ou seja, quanto mais as seguradoras puderem contratar resseguros, mais elas poderão adquirir seguros diretos e garantir a cobertura, uma vez que há mais segurança na ocorrência de sinistros.

Postagens relacionadas: