O que é o risco de imagem?

Índice

O que é o risco de imagem?

O que é o risco de imagem?

O que é risco de imagem? Também conhecido como risco reputacional, riscos de imagem estão ligados a problemas e danos relacionados à imagem e a marca de uma empresa. No mundo corporativo, a reputação de uma empresa é um dos seus maiores ativos, e também um dos mais frágeis, que não vale a pena arriscar.

Como mitigar o risco reputacional?

Para isso, reunimos sete dicas de como gerenciar riscos reputacionais de forma eficaz:

  1. Identifique e avalie os riscos. ...
  2. Conheça seus stakeholders. ...
  3. Fique de olho nos seus riscos. ...
  4. Escolha uma estratégia. ...
  5. Valorize a cultura de ética e compliance. ...
  6. Avalie seus fornecedores. ...
  7. Monitore sua reputação.

Onde se aplica o compliance?

A palavra Compliance é derivada do verbo inglês “to comply“, que significa estar em conformidade. Ela é utilizada, no contexto das empresas, para se referir à conformidade com relação às normas aplicáveis, incluindo leis, normas técnicas e políticas internas da própria corporação.

O que é risco legal e de imagem?

O que é risco de imagem? O risco de imagem tem a ver com tudo aquilo que pode afetar a reputação de uma instituição frente ao mercado. Ou seja, deve alterar a forma como os clientes, parceiros e público em geral veem a empresa.

Como o risco de reputação está relacionada a outros riscos?

Também conhecido como risco de imagem, o risco reputacional é o risco relacionado à percepção pública de uma empresa. Ou seja, é uma incerteza, um acontecimento que pode prejudicar a confiança que as pessoas têm nela e seu valor de mercado.

Qual papel da área de compliance em uma empresa?

Como já dito, o compliance é uma função que envolve a conformidade da empresa às leis e normas de órgãos regulamentadores. Um dos seus objetivos é corrigir e prevenir desvios que possam trazer conflitos judiciais para o negócio, sendo comumente atrelado à luta anticorrupção.

De quem é a responsabilidade pela construção da reputação corporativa numa organização do setor da saúde?

Na prática, a verdade é que toda a equipe diretiva e todos os gestores que planejam e executam iniciativas que são ponto de contato com stakeholders são responsáveis pela gestão da reputação, em maior ou menor grau, dependendo do nível de importância do público.

Postagens relacionadas: