O que é representação literatura?

O que é representação literatura?

O que é representação literatura?

Representação é o ato de apresentar ao espectador uma ação fictícia. E enquanto a narrativa permite que o narrador transmita uma certa história ou ação, a representação teatral presentifica a mesma história através do cenário, da luz, do som, das atitudes, dos gestos, das palavras…

Que poder tem a literatura na representação da história?

Ela permite ao historiador o acesso à “sintonia fina” e ao “clima de uma época”, isto é, ao modo como ali se descreveu as maneiras como as pessoas viviam, pensavam o mundo e a si próprias, seus valores, conceitos e preconceitos. A ficção literária é uma fonte riquíssima de representação do real.

Qual é o papel da literatura ao longo da história?

A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão. A Literatura está presente em todas as civilizações, das mais antigas tribos até no cotidiano das grandes cidades contemporâneas.

Qual o papel da literatura ao longo da história Brainly?

A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão. A Literatura está presente em todas as civilizações, das mais antigas tribos até no cotidiano das grandes cidades contemporâneas.

Como surgiu a literatura resumo?

Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.

Quais são as histórias literárias?

Escolas literárias

  • → Quinhentismo (de 15);
  • → Barroco (de 16);
  • → Arcadismo (de 17);
  • → Período de Transição (de 18).
  • → Romantismo (de 18);
  • → Realismo (de 18);
  • → Simbolismo (de 18);
  • → Modernismo (de 19);

Como e quando surgiu literatura?

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C..

O que é a história da literatura?

História literária, tal como se afirmou entre o início do século XIX e o início do XX, era portanto uma maneira muito específica de narrar o passado: uma narrativa que não se ocupava apenas, nem necessariamente, de obras literárias singulares, mas que era balizada pela ocorrência de um conjunto de obras, autores e ...

Qual a importância da literatura?

A literatura deve ser usada enquanto expressão ou representação das ideias, sentimentos e questões que tomaram conta de uma época. Os personagens, não reais, expressam as mesmas representações e o mesmo imaginário que determinados grupos reais do referido período.

Qual é a função das obras literárias?

Os filósofos do mundo antigo se dedicavam ao estudo da arte literária, que consideravam que toda a criação era uma imitação da natureza verdadeira. Em outra vertente, a literatura pode ser considerada um instrumento ideológico, uma forma de convencer o leitor a aceitar os defeitos da sociedade.

Qual é a diferença entre a história e a narrativa literária?

Por outro lado, a história se afasta da literatura pela utilização de um método científico empregado na base do seu relato descritivo/narrativo do passado. Seus métodos, suas fontes e objetivos são controlados pelo historiador e demarcam a diferença entre história e literatura.

Qual é a função do texto literário?

Por lidarem com a palavra e comunicarem aos indivíduos seus sentimentos, conflitos e decisões, as obras literárias exercem naturalmente uma função ideológica. Sendo que manifestam ideias e concepções da sociedade, exprimindo valores morais, sociais e políticos, mesmo que esse não seja o objetivo.

Postagens relacionadas: