O que é retrocessão de seguros?

Índice

O que é retrocessão de seguros?

O que é retrocessão de seguros?

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a retrocessão pode ser definida como uma “operação feita pelo ressegurador e que consiste na cessão de parte das responsabilidades por ele aceitas a outro, ou outros resseguradores, sendo, em resumo, o resseguro do ressegurador.”

O que é um ativo redutor?

Os ativos de resseguro redutores e os ativos de retrocessão redutores são subgrupos dos ativos de resseguro e dos ativos de retrocessão, que, por sua vez, são valores relacionados, respectivamente, às operações de resseguro das sociedades seguradoras e entidades abertas de previdência complementar, e às operações de ...

Quando a coisa expropriada para fins de necessidade ou utilidade pública?

Art. 519. Se a coisa expropriada para fins de necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, não tiver o destino para que se desapropriou, ou não for utilizada em obras ou serviços públicos, caberá ao expropriado direito de preferência, pelo preço atual da coisa.

Quais são as contas redutoras do ativo?

As contas redutoras mais recorrentes no ativo (circulante ou permanente) são:

  • Provisão para Devedores Duvidosos (PCLD);
  • Depreciação acumulada;
  • Capital a realizar;
  • Duplicatas descontadas.

Qual a diferença entre resseguro e retrocessão?

Retrocessão - É o resseguro do resseguro. Quando o ressegurador não quer assumir totalmente sua parte no risco, “retrocede” uma fração das responsabilidades que aceitou a outra ou mais resseguradoras, ou mesmo seguradoras, chamadas retrocessionárias. Neste caso, o primeiro ressegurador se torna o retrocedente.

Qual o significado da palavra retrocessão?

São Paulo: Editora Malheiros, 2007. Retrocessão deriva do latim retrocessus , de retrocesso, que significa retrocedimento, recuo, regredimento, e está no sentido de voltar para trás, retroagir, retroceder. Também denominada reversão ou…

Qual a diferença entre cessão e retrocessão?

Cessão (transferência do risco para o resseguro) - Quando o segurador direto não quer ou não pode assumir a totalidade do risco, “cede” parte dele a uma ou mais resseguradoras. O segurador direto passa a ser o “cedente” nessa operação de resseguro. Retrocessão - É o resseguro do resseguro.

Qual a diferença entre seguro e resseguro?

O resseguro é um contrato de seguro. Pontes de Miranda também afirma a autonomia dos contratos (seguro e resseguro), pois o resseguro é "outro contrato, autônomo", em que distintos são os riscos e os interesses (Tratado de Direito Privado, Tomo XLVI, § 4.993, Rio de Janeiro, 3ª ed. 1984, pág. 119).

Postagens relacionadas: