O que são obras retrofit?

Índice

O que são obras retrofit?

O que são obras retrofit?

O retrofit é uma técnica de revitalização de construções antigas. Seu objetivo é transformar edificações do passado, adaptando-as às necessidades atuais. Mas não se trata de uma simples reforma ou de uma restauração.

Quais são os exemplos de retrofit?

Em São Paulo, um dos exemplos de retrofit mais famosos é o Edifício Altino Arantes (atual Farol Santander), inaugurado em 1947. Após a última reforma, em 2017, ele passou a abrigar um espaço cultural e um museu com a história do edifício.

Como é a aplicação da técnica retrofit no Brasil?

Um dos grandes exemplos de aplicação de retrofit no Brasil é o projeto da Pinacoteca de São Paulo, realizado por Paulo Mendes da Rocha, um dos maiores arquitetos brasileiros. O edifício original – construído no final do século XIX – passou, ao longo dos anos, por diversos tipos de ocupação, transformações, estragos e até mesmo abandono.

Qual a diferença entre retrofit e reforma?

Com o retrofit, tecnologias atuais e mais resistentes são empregadas, além de novas soluções para fachadas, circulação, proteção contra incêndio, entre outros. A principal diferença entre retrofit e reforma é que, no primeiro caso, existe uma preocupação em manter as características originais do projeto.

Como o retrofit pode melhorar a qualidade de vida das edificações?

O retrofit é capaz de melhorar a qualidade de vida oferecida pelo ambiente, além de torná-lo mais sustentável. Muito mais do que uma simples reforma, o retrofit estende a vida útil das edificações e as revitaliza, ao mesmo tempo em que preserva a memória e permite um renascimento da propriedade.

Postagens relacionadas: