Para que serve a Educação Especial?

Para que serve a Educação Especial?

Para que serve a Educação Especial?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Quais são os princípios básicos da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

O que posso concluir sobre Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar?

A escola das diferenças aproxima a escola comum da Educação Especial, porque, na concepção inclusiva, os alunos estão juntos, em uma mesma sala de aula. A articulação entre Educação Especial e escola comum, na perspectiva da inclusão, ocorre em todos os níveis e etapas do ensino básico e do superior.

Como podemos contribuir para a inclusão escolar das pessoas com deficiência?

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?

  • Preparo do corpo docente. ...
  • Adaptação do projeto pedagógico. ...
  • Uso da tecnologia. ...
  • Medição do desempenho. ...
  • Conhecer o estudante de forma integral. ...
  • Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
  • Parceria entre escola e família.

O que é Educação Especial e inclusão?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.

Qual as principais atuações da Educação Especial nas escolas?

Por esse motivo, uma das principais vantagens da Educação Especial é o seu alto índice de empregabilidade: escolas públicas, privadas, especiais, ONGs, hospitais, centros de reabilitação etc. A Educação Inclusiva no Brasil é um direito assegurado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Qual a importância da educação especial para os alunos?

Com o passar do tempo, a educação especial foi-se institucionalizando e orientando-se a todo o tipo de capacidades diferentes. Aliás, existe a educação especial para as crianças sobredotadas, cujas capacidades são mais avançadas relativamente às dos restantes alunos da sua idade.

Qual o conceito de Educação Especial?

A educação especial faculta meios técnicos e humanos de modo a compensar as debilidades (deficiências) de que sofrem os alunos. Desta forma, os estudantes podem completar o processo de aprendizagem num ambiente e a um ritmo que vão ao encontro das suas capacidades.

Quais são os objetivos da Educação Especial?

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, em classes comuns, exige que a escola regular se organize de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências. SIMÃO, Antoniette & SIMÂO, Flavia.

Qual é a diferença entre educação especial e regular?

A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).

Postagens relacionadas: