Qual é o significado de royalties?

Índice

Qual é o significado de royalties?

Qual é o significado de royalties?

Royalties é uma palavra derivada do inglês Royal, que significa aquilo que pertence ao Rei. Em português poderia ser traduzido como regalia ou privilégio. Royalties são uma quantia paga por alguém a um proprietário pelo direito de uso, exploração e comercialização de um bem.

O que pode ser pago com o dinheiro dos royalties?

Pagava-se pelo uso dos rios pela pesca, ou pela extração de matéria prima de um determinado local que pertencia a um determinado rei, por exemplo. Na verdade, os royalties são uma quantia paga por alguém ao proprietário de um bem ou serviço pelo direito de utilizar daquele recurso ou direitos autorais.

Qual o significado de royalties?

Os royalties terão seu valor definido no contrato que será assinado por ambas as partes – o valor é uma porcentagem do faturamento bruto obtido pela franquia. No Brasil, existe a cobrança de royalties das concessionárias que fazem a exploração da matéria-prima, relacionada à indústria petrolífera.

Qual é o royalty da franquia?

Os dois tipos de royalties que existem são: os pagos para o governo e os que se destinam à iniciativa privada, no nosso caso, pago às franquias. Esse é o conceito de royalty.

Qual a diferença entre direitos autorais e royalties?

Os direitos autorais são os direitos dos autores e atestam que sua obra não pode ser copiada por alguém, por exemplo. Os royalties são taxas para somente a utilização de algo, como para músicas que são tocadas em aplicativos. Até mesmo para se tocar um MP3 é preciso que se pague os royalties.

Qual é o royalty de patente?

Aqui no Brasil, o royalty é variável sob vendas feitas e o valor pode variar entre 5% e 30% sobre o valor bruto vendido no mês pela unidade de franquia. Por causa disso a franquia aplica uma grande fiscalização sobre o faturamento de cada unidade da franquia, para que os dados não sejam manipulados.

Postagens relacionadas: