Qual a função do ácido salicílico nas plantas?

Índice

Qual a função do ácido salicílico nas plantas?

Qual a função do ácido salicílico nas plantas?

"O ácido salicílico é um composto fenólico presente em plantas e que possui múltiplas funções, dentre elas a ação hormonal de estímulo ao crescimento e desenvolvimento vegetal e a indução das respostas de defesa da planta sob condições de estresses bióticos e abióticos.

Como o ácido salicílico se relaciona com a resistência de plantas a doenças?

Aplicação de ácido salicílico em folhas de tabaco provoca reação tipo SAR, como se o patógeno (no caso, o vírus do mosaico do tabaco) estivesse presente. A SAR depende do teor do ácido na planta. Quando se bloqueia a formação do ácido, a atividade SAR desaparece ou diminui, enfraquecendo a resistência do vegetal.

O que o ácido salicílico pode causar?

“A intoxicação pode provocar alterações predominantemente do sistema nervoso central (salicilismo). Além de perda de potássio, hipoglicemia, erupções da pele e hemorragia gastrintestinal, em casos mais simples, os sintomas podem incluir zumbido, náuseas, vômitos, distúrbios visuais e auditivos, tontura etc.

Qual a função orgânica do ácido salicílico?

O ácido salicílico é um ácido orgânico, de fórmula química C7H6O3, pertencente ao grupo dos hidroxiácidos (possui uma hidroxila e uma carboxila em sua estrutura), no seu estado puro é sólido, apresenta forma de cristais brancos ou de pó cristalino, inodoro, pouco solúvel em água, mas solúvel em solventes polares e éter ...

Como ocorre a resistência das plantas as doenças?

As plantas apresentam resistência a moléstias causadas por fungos patogênicos em função da sua constituição genética e de falares do ambiente. Em programas de melhoramento genético, um dos principais objetivos é a obtenção de plantas com alto potencial de rendimento e com resistência às moléstias.

Quais os fatores que melhoram a resistência das plantas?

Os hormônios Ácido Salicílico, Ácido Jasmônico e Etileno participam ativamente dos sistemas de resistência das plantas, que pode ser do tipo resistência sistêmica adquirida (RSA), com a participação do Ácido Salicílico ou resistência sistêmica induzida (RSI), com a influencia do Ácido Jasmônico e Etileno.

Qual pH do ácido salicílico?

pH 4.0 O ácido salicílico deve ser incorporado em sistemas com baixo valor de pH, normalmente abaixo de pH 4.0, o que exige que os demais ingredientes da formulação também sejam resistentes a esse valor de pH.

O que é resistência em plantas?

Conforme MAC KEY (1986), a resistência pode ser caracterizada pela habilidade da planta diminuir o estabelecimento de certas populações de patógenos, através de seu sistema de defesa direto e ativo. As populações naturais de plantas geralmente são polimórficas para a resistência a diversos fungos patogênicos.

O que é resistência de plantas?

Resistência da planta È aquela que devido à sua condição genotípica, é menos danificada que uma outra, em igualdade de condições. -A resistência é relativa, não existe escala absoluta para medi-la; exigindo comparações entre plantas. - A resistência é hereditária e específica a um determinado inseto. 3.

Postagens relacionadas: