Como definir areia?

Índice

Como definir areia?

Como definir areia?

A Geologia define areia como a fração granulométrica de solos ou sedimentos com tamanhos entre 0,06 e 2 mm. Ela é formada na superfície da Terra a partir da erosão das rochas e, por ser produto de processos sedimentares, a areia aparece em uma etapa intermediária do ciclo de vida das rochas.

Qual é a história da Areia?

A ambientalista Rachel Carson escreveu: “Em cada praia curva, em cada grão de areia, há uma história da Terra”. A areia vem de muitos locais, fontes e ambientes. A areia se forma quando as rochas se desfazem e desgastam milhares e até milhões de anos.

Quais são os tipos de areia?

Os tipos de areia são divididos granulometricamente. A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é o estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, permite determinar as dimensões das partículas do material e de suas respectivas porcentagens de ocorrência. Assim, a areia é classificada em três categorias:

Quais são as aplicações de areia?

As areias silicosas são empregadas no fabrico de abrasivos e como fundentes. Já das areias monzíticas, se extrai o círio, que é usado em pedras de isqueiros. E o tório que é utilizado na fabricação de eletrodos para lâmpadas de descarga, em liga com tungstênio ou com o níquel.

Quais são os principais constituintes da Areia?

De maneira geral apresentam tonalidade cinza-clara e granulação média a grosseira e seus principais constituintes são: o quartzo, o feldspato, a micolina e a biotita. O que determina a composição da areia da região em questão.

Postagens relacionadas: