O que a psicologia fala sobre o orgulho?

Índice

O que a psicologia fala sobre o orgulho?

O que a psicologia fala sobre o orgulho?

O orgulho pode ser bem ou mal utilizado. A psicologia classifica o orgulho em dois tipos: positivo e negativo. O orgulho positivo este diretamente ligado a autoestima e autoconfiança e, podemos dizer que o lado negativo, esta relacionado com a soberba.

Qual o significado de orgulho?

O orgulho (positivo) pode se referir ao sentimento de satisfação gerado por uma realização, pela admiração ou reconhecimento de um feito de pessoa próxima (exemplo: ter orgulho de alguém). Nesse caso, o oposto de orgulho é a indiferença ou o despeito.

Qual a importância do Orgulho?

Orgulho é ter um conceito errado de si mesmo. O orgulhoso se acha superior por alguma razão, desprezando outras pessoas. Quando o orgulho é levado ao extremo, a pessoa pode se achar tão importante como Deus, ou pensar que Deus lhe deve alguma coisa! - Ezequiel 28:2

Qual é a diferença entre orgulho e exagero?

Essa ideia de orgulho é algo compartilhado por quem é cristão e por quem não é também. Esse conceito toma forma, pois muito dos pensamentos que a sociedade tem deriva do pensamento das comunidades cristãs. O orgulho, em um conceito geral, é negativo quando alcança o exagero.

Por que o orgulho é um pecado?

Por exemplo, provavelmente você já leu, ou ouviu, ou disse que o orgulho é um pecado. Esse modo de ver o pecado se ancora nos preceitos cristãos. De acordo com essa visão, é o orgulho que separa o homem de Deus. O orgulhoso é convicto de sua superioridade e é infalível, ou seja, não precisa de ninguém.

Postagens relacionadas: