Como é feito o escoramento de laje?

Índice

Como é feito o escoramento de laje?

Como é feito o escoramento de laje?

O concreto deve ser espalhado por toda a laje a partir de um dos cantos. Evite a formação de grandes montes, para não sobrecarregar o escoramento em alguns pontos. Conforme for colocando o concreto, vá puxando a malha para cima, de modo que fique uma camada sob os ferros, envolvendo-os completamente.

O que é o Reescoramento?

Segundo a NBR 15.696, o reescoramento é uma estrutura provisória auxiliar, instalada sob uma estrutura de concreto que não é capaz de resistir totalmente às ações resultantes de cargas permanentes ou variáveis. O reescoramento é o responsável por transmitir as cargas para as bases de apoio rígidas ou flexíveis.

Como deve ser feito o escoramento da laje utilizando as escoras de madeira?

Sobre a distância, de forma geral, as linhas das escoras são de 1,30 metro de eixo. Se por ventura, a laje for de altura elevada, recomenda-se a distância de até 1,00 m. É comum que o responsável pela obra recomende cerca de 14 /15 dias, até a remoção das escoras de madeira.

Quanto custa para escorar uma laje?

O preço médio a ser investido nessa etapa de montagem da laje gira em torno de R$ 300, considerando uma laje de 30 m² em que serão utilizadas cerca de 60 escoras.

Como fazer escoras de madeira?

Para fazer o escoramento, o primeiro passo é identificar os tipos apropriados de madeiras, que podem ser: Madeira em bruto, que deve seguir o que determina a NBR 7190. Madeira industrializada: mais indicada por ter controle de umidade e de temperatura, seguindo a NBR 9532.

Qual o espaço para escoramento de laje?

A distância máxima entre linhas de escoras deve ser 1,30 mts de eixo. Para lajes altas, reduz-se este valor até 1,00 mts. O escoramento deve ser feito com tábuas de 1” x 30 cm em pé, apoiadas em pontaletes com encaixe para a tábua.

Postagens relacionadas: