O que é um déficit sensorial?

Índice

O que é um déficit sensorial?

O que é um déficit sensorial?

Transtornos de discriminação sensorial estão relacionados às dificuldades em interpretar a qualidade ou a singularidade de cada estímulo, perceber suas diferenças e semelhanças, podendo apresentar diferentes graus de dificuldades nas diversas modalidades sensoriais, como visual, tátil, auditivo, vestibular, ...

Como melhorar o sistema sensorial?

Deixe que o pequeno conheça e brinque com substâncias novas ao seu contexto, como objetos viscosos (gelatina). Itens como espuma ou massinhas de modelar também são muito boas para estimular o desenvolvimento sensorial de tato da criança.

Qual a diferença entre birra e crise no autismo?

A diferença entre birras e crises está nas birras terem um propósito de busca de atenção e as crises serem o resultado de muitos estímulos sensoriais ou decorrente de processos cognitivos. A birra geralmente é direcionada a uma pessoa específica, já a crise, pode acontecer até mesmo quando a criança estiver sozinha.

Qual a relação entre a dimensão sensório-motora e o TDAH?

No entanto, são poucos os estudos que discutem a dimensão sensório-motora e o TDAH, principalmente estudos específicos sobre o processamento sensorial e sua possível relação com os sintomas comportamentais desse transtorno.

Quais são os sintomas de sobrecarga sensorial?

Múltiplas conversas acontecendo em um cômodo, luzes piscando no alto, ou uma festa alta podem produzir os sintomas de sobrecarga sensorial. Qualquer um pode experimentar uma sobrecarga sensorial e os gatilhos são diferentes para pessoas diferentes.

Qual é a relação entre o TDAH e os órgãos cerebrais?

Estudos de neuroimagem, neuropsicológicos e neuroquímicos têm demonstrado a associação entre o TDAH e várias regiões cerebrais, como o córtex pré-frontal inferior, ventromedial e dorsolateral, giro anterior do cíngulo, gânglios da base, córtex temporoparietal e cerebelo, ou ainda regiões como amígdala, hipotálamo e hipocampo 46.

Quais são os sintomas do quadro clínico do TDAH?

Além da heterogeneidade de seus sintomas, o quadro clínico do TDAH é caracterizado também pela frequente presença de comorbidades 47, compreendidas como os transtornos comportamentais, neuropsiquiátricos e do desenvolvimento que se manifestam associadas ao TDAH 41.

Postagens relacionadas: