Onde atua a secretina?

Índice

Onde atua a secretina?

Onde atua a secretina?

- A secretina faz com que o pâncreas secrete um suco digestivo rico em bicarbonato. Estimula o estômago a produzir pepsina, uma enzima que digere as proteínas, e o fígado para que produza bile.

O que acontece quando o alimento chega ao intestino delgado?

No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo. O quimo ao chegar ao duodeno estimula os hormônios secretina e colecistocinina que atuam na secreção do suco pancreático pelo pâncreas e da bile pelo fígado, respectivamente.

Qual é a função do quimo?

O quimo e o quilo são os produtos da digestão, que, por sua vez, é o processo de quebra dos alimentos em partículas menores para que possam ser aproveitadas pelo organismo. Para que os nutrientes sejam aproveitados pelo organismo, é fundamental que o alimento seja quebrado em partículas menores.

Quais são as enzimas do intestino grosso?

Nessa região, as enzimas conhecidas como peptidases completam a transformação das proteínas em aminoácidos e a maltase (uma enzima produzida pela parede do intestino) transforma a maltose em duas moléculas de glicose.

O que acontece no intestino delgado?

O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Embora o intestino delgado represente praticamente ¾ do sistema digestivo, é muito raro o desenvolvimento de um câncer nesse órgão.

Quem recebe o quimo?

Empurrado pelos movimentos musculares da parede intestinal, e já tendo recebido a bílis (produzida pelo fígado), o suco pancreático (produzido pelo pâncreas) e o suco intestinal (produzido pelas glândulas intestinais), o quimo se transforma em quilo, o bolo alimentar do estômago.

Quando o alimento se transforma em quimo?

- O quimo é formado no estômago Quando o bolo alimentar chega ao estômago, ele sofrerá a ação do suco gástrico, uma substância rica em ácido clorídrico.

Qual é a primeira parte do intestino delgado?

Duodeno: é a primeira parte do intestino delgado, logo após o estômago. O bolo alimentar nele recebe o nome de quilo e é bombardeado pelo suco pancreático e a bile. Possui cerca de 25 cm e um formato de curva, permanecendo próximo do pâncreas.

Como o intestino delgado é drenado?

Elas se anastomosam entre si para formar as arcadas arteriais, que enviam várias artérias retas (vasa recta) para o jejuno e o íleo. O intestino delgado é drenado na veia porta hepática.

Qual a importância das células enteroendocrinas para o intestino?

Essas células são importantes para regular as diversas células microbianas do intestino. Não podemos deixar de citar as células enteroendocrinas, que são células que secretam três hormônios essências para o corpo humano: Secretina, Colecistoquinina, Peptideo Inibitorio Gástrico.

Quais são as vilosidades do intestino delgado?

Entre as vilosidades, é possível encontrar glândulas intestinais, também chamadas de criptas de Lieberkühn. Além das projeções das mucosas, as células de todo o intestino delgado apresentam projeções microscópicas denominadas de microvilosidades, o que aumenta ainda mais a superfície de contato. Essas projeções podem chegar a até 3000 por célula.

Postagens relacionadas: