O que é esgoto a resposta?

Índice

O que é esgoto a resposta?

O que é esgoto a resposta?

Chamamos de Esgoto a água proveniente do banho, limpeza de roupas, louças ou descarga do vaso sanitário.

Qual é a função do esgoto?

O objetivo do tratamento do esgoto é remover os poluentes da água previamente usada pela população, de forma a devolvê-la aos corpos hídricos em boas condições e de acordo com os parâmetros exigido pelos órgãos ambientais. Para tanto, foram criadas as ETEs, ou Estações de Tratamento de Esgoto.

Qual a definição de esgoto sanitário?

O esgoto sanitário, segundo definição da norma brasileira NBR 9648 (ABNT, 1986) é o “despejo líquido constituído de esgotos doméstico e industrial, água de infiltração e a contribuição pluvial parasitária”.

Qual a necessidade e a importância do sistema de esgoto?

O tratamento do esgoto doméstico também é muito importante para a preservação do meio ambiente. O esgoto contamina rios, lagos, represas e mares porque possuem excesso de sedimentos e micro-organismos que podem causar doenças, como a esquistossomose, leptospirose, cólera e piodermites.

O que é o tratamento de esgoto?

O tratamento de esgoto é uma medida de saneamento básico tendo como objetivo acelerar o processo de purificação da água antes de ser devolvida ao meio ambiente ou reutilizada. A origem dessa água poluída se dá através da rede de esgoto proveniente de residências, comércios e indústrias.

O que acontece com a água do esgoto?

4 – A água do esgoto inicial, ainda suja, vai para o tanque de aeração, habitado por uma rica fauna de bactérias e considerado o coração da estação de tratamento. Lá, um tubo injeta microbolhas de ar, que ativam a voracidade desses microorganismos.

Qual a diferença entre esgoto doméstico e esgoto industrial?

O esgoto doméstico, que vêm das residências, é destinado para escoamento da água do banho, da lavagem de roupas, de louças e da descarga do vaso sanitário. O esgoto industrial é formado pelos resíduos das indústrias.

Como é feito o gradeamento do esgoto?

Essa primeira etapa é essencial para retirar da água todos os insumos que eventualmente podem ser jogados na rede de esgoto. Na segunda etapa do processo, os líquidos são lançados em uma caixa de areia, onde todos os resíduos sólidos que possam ter escapado do gradeamento são sedimentados.

Postagens relacionadas: