O que é a estrutura perversa?

Índice

O que é a estrutura perversa?

O que é a estrutura perversa?

A estrutura perversa, porém, não designa, uma conduta e/ou um desvio de caráter. Trata-se de um modo de estabelecimento de laço com o Outro. Assim como a neurose e a psicose, a perversão é uma modalidade de resposta ao confronto com a diferença sexual e com a falta do Outro.

Como surge a perversão?

A sexualidade do perverso é formada através da fixação em um estágio infantil, pré-genital da organização libidinal, como o oral, anal, acústico ou visual. Assim, em vez desse gozo ser parte da experiência, é a própria.

Qual a relação entre sexualidade e perversão?

A sexualidade e a perversão têm sentido amplo e não limitado como o senso comum acredita. Por fim, uma pessoa adquire mais autoconhecimento e uma melhor compreensão do humano quando estuda Psicanálise (saiba sobre o Curso de Formação em Psicanálise Clínica). O Curso estuda a relação entre a perversão, as neuroses e as psicoses.

Quais são os sintomas de uma pessoa perversa?

Os sintomas podem variar de acordo com o paciente e, obviamente, com o tipo de perversão. Normalmente, a pessoa perversa é manipuladora, impulsiva, sedutora e se sente superior. Mentiras e transgressão das normas fazem parte da rotina e não há sentimentos de culpa.

Quais são as formas de perversão?

Assim, mesmo relações heterossexuais podem ser uma forma de perversão: por exemplo, o voyeuriusmo, o exibicionismo e o sado-masoquismo. O trecho de Freud abaixo sugere a dificuldade de separar a perversão e “normalidade”.

Qual é a diferença entre perversão e anormal?

No âmbito da patologia, um comportamento só é considerado perverso se causar sofrimento ou atrapalhar ou invadir alguma área da vida da pessoa. Se isso não acontece, não é considerado perversão. Também é considerado anormal quando tem uma limitação na capacidade de se relacionar de forma saudável.

Postagens relacionadas: