O que é teoria das sombras?

Índice

O que é teoria das sombras?

O que é teoria das sombras?

Segundo a psicologia analítica de Carl Jung, o arquétipo da sombra representa “o lado sombrio” de sua personalidade. É um submundo feroz da alma onde você armazena a parte mais primitiva de si mesmo. Há o egoísmo, os instintos oprimidos e o eu “não aprovado” que rejeita sua mente consciente.

Como identificar a sua sombra?

1:073:45Suggested clip 58 secondsComo calcular a sombra de um objeto ou a altura de prédio - YouTubeYouTube

Qual é o significado de sombra na personalidade?

De um modo mais simples, podemos definir a sombra como aquele lado da personalidade que acolhe instintos que insistimos em controlar, como a raiva, o ódio e a inveja, entre outros.

Quais são as características da sombra?

A sombra contém grandes possibilidades e potencialidades que o ego desconhece ou reprimiu por falta de afinidade e/ou repulsa. A sombra é nosso lado obscuro com características construtivas e destrutivas, ou seja, contém aspectos ocultos, afetivos, autônomos, suficientemente, capaz de ameaçar e dominar o ego.

Por que a sombra é tão importante para o ser humano?

Para Carl Gustav Jung, esse arquétipo foi herdado das formas inferiores de vida através da longa evolução que levou ao ser humano. A sombra contém todas aquelas atividades e desejos que podem ser considerados imorais e violentos, aqueles que a sociedade, e até nós mesmos, não podemos aceitar.

Qual a importância da sombra para a sociedade?

A sombra contém todas aquelas atividades e desejos que podem ser considerados imorais e violentos, aqueles que a sociedade, e até nós mesmos, não podemos aceitar. Ela nos leva a nos comportarmos de uma forma que normalmente não nos permitiríamos.

Postagens relacionadas: