Qual a origem de sifrá e Puá?

Índice

Qual a origem de sifrá e Puá?

Qual a origem de sifrá e Puá?

Um termo cognato de esplêndido. No Antigo Testamento, esse é o nome de dois homens e de uma mulher. A mulher desse nome, que aparece neste versículo, era uma das duas parteiras (mencionadas por nome) que receberam ordens, da parte do Faraó para matar a todos os meninos que nascessem aos filhos de Israel.

Quem foi cifra é Puá?

O rei do Egito, o governante mais poderoso da época, não tem sequer seu nome mencionado na narrativa. Mas o nome dessas duas desconhecidas hebreias escravizadas é revelado e, justamente por isso, elas deixam de ser desconhecidas. Deus as tira da margem para o centro: Sifrá e Puá. Nunca se esqueçam desses nomes.

Como era o nome das parteiras hebreias?

Tentou a solução mais drástica; com ela se abre uma das páginas mais bonitas da escritura: “o rei chamou as parteiras hebreias, cujos nomes eram Chifra e Pua, e disse-lhes: «Quando ajudarem as hebreias a dar à luz, prestem atenção. Se for menino, matem-no; se for menina, deixem-na viver»” (1,15-16).

Porque as parteiras temeram a Deus?

Foi o que as parteiras fizeram: elas não enfrentaram a luta com as mesmas estratégias de morte que o Faraó queria. Mantiveram a fidelidade ao seu chamado: preservaram a vida, apesar das consequências. Elas temeram a Deus mais do que temeram o Faraó. Por isso, de muitas formas, o derrotaram.

Qual desculpa as parteiras deram a faraó?

Responderam as parteiras do faraó: "As mulheres hebréias não são como as egípcias. São cheias de vigor e dão à luz antes de chegarem as parteiras". Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; pois são vigorosas, e já têm dado à luz antes que a parteira chegue a elas.

Postagens relacionadas: