Onde surgiu o kitsch?

Índice

Onde surgiu o kitsch?

Onde surgiu o kitsch?

Kitsch é uma palavra de origem alemã derivada de “verkitschen”, que pela tradução literal significa sentimentalizar. Esse termo nasceu na época da Revolução Industrial, nos estudos de arte e estética com um significado pejorativo, classificando objetos como de mau gosto, exagerados e até cafonas.

Qual a importância do kitsch?

Assim como o kitsch sempre dependeu da referência culta, a sua apropriação pela cultura erudita continua sendo uma tendência forte, a exemplo da influente obra de artistas como Jeff Koons, Damien Hirst, Mariko Mori e Banksy, que transformam-no em vanguarda estética.

Quais são os exemplos de objetos kitsch?

Alguns exemplos de objetos kitsch são bibelôs, bichinhos de pelúcia, etc. Em sentido popular, a palavra kitsch tem um sentido pejorativo e pode ser traduzida por reles, brega ou cafona. Esta palavra começou a ser usada por volta de 1870, servia para descrever objetos que estão na moda, mas que são feitos sem rigor estilístico.

Qual é a diferença entre arte e kitsch?

Muitas vezes, é considerado uma oposição completa ao conceito de arte, enquanto outras vezes ele é aceito como arte, mas de má qualidade. A despeito dos esforços dos eruditos em estabelecer definições claras, é problemática a identificação de traços objetivos para descrever um objeto como kitsch.

Por que o kitsch está presente na moda?

Além da decoração, o Kitsch está presente na moda! Nem sempre se vestir de forma clássica é padrão. O exagero também está presente nas vestimentas e passarelas, mesmo que alguns não se adaptem ao uso, ou neguem sua beleza, ele está bem presente no meio, o famoso “bom mau gosto”.

Postagens relacionadas: