Qual a teoria de Trasimaco?

Índice

Qual a teoria de Trasimaco?

Qual a teoria de Trasimaco?

Trasímaco, prezando a capacidade de expressão e a vaidade sofista, afirma que “a justiça é a conveniência do mais forte” (338c), e usa o governo como exemplo, por ser este o setor mais forte de uma cidade, já que estabelece as leis de acordo com sua conveniência e detêm a força no Estado (338c, 339a).

O que significa Trasímaco?

Trasímaco (em grego: Θρασύμαχος; ca. 459 a.C. — 400 a.C.) é um personagem do diálogo platônico A República, sendo o principal interlocutor de Sócrates no primeiro livro desta obra.

Qual é a natureza e a origem da justiça na perspectiva de Trasímaco?

Trasímaco é quem expõe uma das maiores discordâncias com Sócrates na ​República. Para ele, a justiça e o justo são apenas o resultado da imposição da força de um cidadão mais forte sobre outro. Uma cidade não é nada mais do que o domínio de um grupo pequeno de pessoas, ou uma pessoa, sobre todas as outras.

Em qual ponto de acordo com as objeções socráticas a noção de justiça defendida por Trasímaco falha?

Primeira tese defendida por Trasímaco: “A justiça não é outra coisa, e em toda a parte, senão a conveniência do mais forte. E como os governos têm o poder (sendo os mais fortes) seria justo para eles aquilo que lhes convém, castigando assim aqueles que seriam os injustos, os que violam as leis, os transgressores”.

Qual era o tema do debate entre Sócrates e Trasímaco?

A discussão entre Trasímaco e Sócrates no Livro I da República de Platão dá vigor à questão da justiça iniciada com Céfalo. Este artigo tem por princípio mostrar como Trasímaco sustenta que governo se opõe à justiça e ao bem alheio.

Qual é a polêmica envolvendo ética entre Platão e Trasímaco em A República?

Questão 13. Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade.

Postagens relacionadas: