Qual a importância da circulação termohalina?

Índice

Qual a importância da circulação termohalina?

Qual a importância da circulação termohalina?

Importância. Além do deslocamento de massas de água, a circulação termoalina transporta calor, sal, oxigênio, dióxido de carbono, nutrientes e outras propriedades. Esse transporte ocorre de latitudes mais altas para latitudes mais baixas em todo o oceano global, gerando uma série de consequências.

O que a redução termohalina pode causar?

Num cenário mais sombrio, uma redução drástica das correntes termohalinas pode fazer com que as temperaturas caiam drasticamente em certas regiões. Se a desaceleração continuar, a Europa e as regiões cujo clima depende de correntes quentes podem esperar uma era glacial.

Como funciona a circulação termohalina?

A circulação termohalina, também chamada de circulação profunda ou abissal, consiste na circulação de águas no oceano profundo, resultante de variações na temperatura e salinidade (termo - temperatura, halina - salinidade), que causam modificações na densidade da água.

Como ocorre a circulação termohalina global?

A circulação termohalina é a circulação oceânica global gerada pelas diferenças de densidade da água dos oceanos, devido a variações de temperatura (termo) ou de salinidade (halina).

Como o aquecimento global pode comprometer a circulação das águas oceânicas?

O aquecimento também altera os padrões de circulação dos oceanos, já que o complexo sistema de correntes superficiais e profundas que fornece oxigênio ao fundo do mar pode afetar o conteúdo desse gás em nível global.

Quais poluentes Antropicos os oceanos recebem?

Os principais agentes poluidores são: esgotos, resíduos industriais, lixo e fertilizantes agrícolas. A contaminação das águas marinhas produz vários agravantes, dentre eles, extinção de pontos turísticos litorâneos, diminuição da oferta de peixes e contaminação dos mesmos, em razão do esgoto.

O que é salinidade das águas?

A salinidade mede a quantidade de sais dissolvidos nas águas dos lagos e reservatórios. Enquanto nas águas salobras a unidade de medida da Salinidade é o ppm ou "partes por milhão", nas águas doces, uma unidade usual é o ppb (partes por bilhão) ou mesmo o ppt ou "partes por trilhão".

Quais os processos que controlam a salinidade da água do mar?

Atualmente as determinações de salinidade são feitas de forma indireta, através da determinação da condutividade elétrica que depende da salinidade e da temperatura, com um instrumento denominado salinômetro.

Quais as consequências do aquecimento global nos oceanos?

Consequências do aquecimento dos oceanos O aquecimento dos oceanos desencadeia uma série de efeitos secundários de grande impacto, como, por exemplo, o já citado aumento no nível do mar e as mudanças na salinidade da água.

Postagens relacionadas: