O que significa uma coisa patente?

Índice

O que significa uma coisa patente?

O que significa uma coisa patente?

O que é uma patente: Patente é um direito exclusivo sobre uma invenção ou criação industrializável, concedido por órgão público oficial.

Qual a diferença entre patente e invenção?

Ela é feita para que aquele produto ou serviço seja identificado pelo consumidor, enquanto a patente existe para proteger uma criação que resolve um problema existente. Suponhamos que um laboratório crie um medicamento que combata a disfunção erétil e entre com o pedido de patente dessa invenção.

O que é patente e para que serve?

Em resumo, a patente serve para proteger uma invenção ou uma criação dos concorrentes. Por meio da patente, os inventores se reservam o direito de explorar comercialmente sua produção intelectual, protegendo-a de possíveis cópias.

Qual a validade da patente?

Nessa patente estão inclusos quaisquer produtos ou processos que realmente sejam inventados, ou seja, sem nenhum precedente, e que tenham aplicação industrial. Nesse tipo de patente, a validade é por 20 anos a partir da solicitação de registro.

Quais são os requisitos para que a invenção seja patenteada?

Ou seja, o governo concede um privilégio aos inventores, que detêm o direito de invenção de determinado produto, de seu processo de fabricação ou do melhoramento de algo já existente. Para que a invenção seja patenteada, é preciso observar alguns requisitos e o processo burocrático, dos quais falaremos adiante.

Postagens relacionadas: