Qual a relação entre o risco de detecção e o risco de distorção relevante?

Qual a relação entre o risco de detecção e o risco de distorção relevante?

Qual a relação entre o risco de detecção e o risco de distorção relevante?

Risco de detecção: é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor não detectem uma distorção potencialmente relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções. Risco de distorção relevante: é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria.

O que é o risco de detecção?

Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.

Como determinar o risco de auditoria?

Como o Risco de Auditoria é determinado pelo Tribunal e o Risco Inerente é tomado como 100%, o Risco de Detecção con- siste em uma função do Risco de Controle. Quanto pior a avali- ação, maior o Risco de Controle e menor o Risco de Detecção tolerável.

Quanto maior o risco de distorção relevante avaliado menor deve ser o nível de detecção aceito pelo auditor?

O nível aceitável de risco de detecção está diretamente relacionado com os riscos avaliados de distorção relevante no nível da afirmação. Desse modo, quanto menores forem os riscos de distorção relevante que o auditor pensa existir, menor será o risco de detecção que pode ser aceito. Parabéns!

Quando deve ser avaliado o risco de auditoria?

Na prática, um risco de auditoria de 5% tem sido considerado como suficientemente baixo, para se emitir uma opinião. A valorização dos fatores que envolvem o risco é envolvida de alto nível de subjetividade.

Qual é o objetivo de uma análise de risco?

Basicamente, a análise de risco é o processo de identificação e avaliação de possíveis problemas que podem impactar negativamente o negócio. Seu principal objetivo é ajudar as organizações a evitar ou mitigar os riscos.

Qual a importância do risco de detecção?

A equação do risco é resolvida em ordem ao Risco de Detecção, sendo este a única variável desconhecida na equação: RA RD = RI*RC O risco de detecção é necessário para ser determinado o tamanho da amostra. Quanto maior for o RD, menor será o tamanho da amostra, o que permite gerar eficiência no processo de auditoria.

Como determinar o risco de detecção aceitável?

O risco de detecção é necessário para ser determinado o tamanho da amostra. Quanto maior for o RD, menor será o tamanho da amostra, o que permite gerar eficiência no processo de auditoria. A Figura 1 indica os passos que devem ser seguidos para determinar o risco de detecção aceitável, utilizando o modelo de risco.

Como é feita a avaliação do risco?

É normal que a avaliação do risco, incluindo o risco inerente, seja efectuada na fase preliminar da auditoria. O objectivo desta avaliação consiste em permitir ao auditor formar uma opinião preliminar do organismo e dos pontos sujeitos a auditoria, para que esta informação conste do processo de planeamento. Contu-

Como é avaliado o risco de controlo?

te de um método global de auditoria. 1.2. Risco de controlo O risco de controlo é avaliado através de avaliações exaustivas dos sistemas relevantes de controlo interno e procedendo à realização de testes de controlo. Componentes do controlo interno que afectam o risco de controlo: o ambiente de controlo; a avaliação do risco;

Postagens relacionadas: