Qual sobrenome posso por no meu filho?

Índice

Qual sobrenome posso por no meu filho?

Qual sobrenome posso por no meu filho?

No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. Mas eles também podem optar por dar ao filho apenas um de cada família, se quiserem. Sobrenomes que não estão no registro dos pais, mas pertencem à família, também podem ser incluídos.

Quando a criança tem o mesmo nome do pai?

Filhos maiores de 18 ano podem seguir ao cartório (com anuência da mãe) junto com o pai e solicitar o reconhecimento civil. Nesse caso, o filho passa a usar o sobrenome paterno.

Quantos sobrenome a pessoa pode ter?

Atualmente é possível ter até 6 sobrenomes (no total). E é possível incluir sobrenomes avoengos através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado.

Como alterar o sobrenome de um filho ou filha?

O Código Civil estabelece que “Qualquer dos nubentes [noivos], querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro” (art. 1.565, § 1º).

Posso adicionar o sobrenome da avó no nome do meu filho?

Se o sobrenome da avó constar no documento do seu marido, você poderá incluir no nome do seu filho. Gostaria de saber se há a possibilidade de adicionar o sobrenome do padrasto do meu marido aos meus filhos (eles ainda não nasceram), ele está de acordo.

Quais são os motivos comum para a alteração do sobrenome?

A morte de um cônjuge, ou companheiro (no caso de união estável), também é um motivo comum para a alteração do sobrenome. Caso o cônjuge sobrevivente tenha mudado seu sobrenome ao casar, poderá manter o sobrenome adotado no casamento ou voltar a utilizar o sobrenome anterior, como preferir.

Como saber se o sobrenome é oficial?

O sobrenome consta já na declaração de nascido vivo, emitida pelo hospital, mas só se torna oficial com o registro definitivo, que é o registro de nascimento feito no cartório.

Postagens relacionadas: