O que é uma precipitação efetiva?

Índice

O que é uma precipitação efetiva?

O que é uma precipitação efetiva?

Escoamento superficial ou precipitação efetiva é o evento que ocorre, durante e após uma chuva intensa, em uma Bacia Hidrográfica, assim que a água da precipitação pluviométrica tenha sua parte drenada, infiltrada e absorvida pelos diferentes pontos desta Bacia Hidrográfica.

Quais as consequências do escoamento superficial da água?

A intensidade do escoamento superficial pode provocar a degradação do solo, arraste de sedimentos para rios, lagos e córregos, alagamentos, destruição de estruturas urbanas e habitats aquáticos, além da redução da capacidade de armazenamento de reservatórios (MENEZES, 2010).

Como acontece o processo de escoamento superficial da água?

O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.

Como é feita a medição da precipitação?

Como é medida a precipitação? A quantidade de precipitação é sempre medida em um tanque coletor, chamado Pluviómetro. Este pode ser: um aparelho automático que envia os valores medidos por meio de um sinal digital, ou, a medição pode ser feita manualmente e alguém tem que conferir a quantidade.

Como ocorre a precipitação?

A precipitação ocorre quando o vapor de água está presente na atmosfera . As nuvens formam-se pela condensação de vapor d’água presente na atmosfera em função do gradiente térmico da camada gasosa que envolve a terra - em torno de aproximadamente 0,65ºC/100m.

Quais são os exemplos de reações de precipitação?

As reações de precipitação são um dos processos que enriquecem o mundo das reações químicas. Alguns exemplos adicionais (além da chuva de ouro) são: A imagem acima ilustra a formação do precipitado branco de cloreto de prata. Em geral, a maioria dos compostos de prata tem cores brancas.

Qual a importância dos dados climáticos?

Todavia, os dados são objetivos e as variações climáticas, perceptíveis. É preciso analisar a forma em que se está vivendo e modificar o estilo de vida, as matrizes energéticas, entre outros fatores cruciais para a solução do problema.

Qual a importância da precipitação para o ciclo hidrológico?

A precipitação é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta, sendo assim principal fonte de abastecimento dos sistemas hídricos, representando uma variável climática importante para todos os ecossistemas e principalmente para nós, seres humanos.

Postagens relacionadas: