Qual a relação existente entre a Revolução Industrial e a intensificação do efeito estufa?

Índice

Qual a relação existente entre a Revolução Industrial e a intensificação do efeito estufa?

Qual a relação existente entre a Revolução Industrial e a intensificação do efeito estufa?

Esse fenômeno teve início na Revolução Industrial, quando a humanidade passou a utilizar mais intensamente os combustíveis fósseis para movimentar suas máquinas e desde então, as emissões de GEE têm aumentado cada vez mais, elevando a temperatura média do planeta.

Quais são os impactos do aquecimento global?

Sua pesquisa ressalta que alguns impactos potenciais podem ser irreversíveis e acelerar o processo de aquecimento global. Um exemplo o derretimento do permafrost (solo permanentemente congelado), que poderia liberar grandes quantidades de metano.

Qual é a principal causa para o aquecimento global que a Terra atravessa?

Quando a vegetação é derrubada, o carbono é liberado, o que aumenta as emissões de CO2 e contribui com o aquecimento global – cerca de um quinto das emissões do planeta têm origem no desmatamento e na degradação de florestas. Outra área que contribui com o aumento da temperatura do planeta é a agropecuária praticada de forma insustentável.

Qual é a relação entre o aquecimento global e o efeito estufa?

Resumidamente, o aquecimento global está intimamente ligado ao efeito estufa. O efeito estufa é natural no planeta Terra. Ele possibilita a manutenção da temperatura numa média de 15ºC. Isso é ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta.

Qual é a urgência para o aquecimento global?

Esta urgência foi vincada mundialmente no Acordo de Paris, que visa conter o aquecimento global a um valor inferior a 2ºC — de preferência, próximo do 1.5ºC. Com as medidas a tardar, o Comité das Nações Unidas para a Mudança Climática já lançou um relatório, em agosto deste ano, em que refere que esse objetivo pode já não ser possível.

Postagens relacionadas: