Como surgiu o cinema expressionista?

Índice

Como surgiu o cinema expressionista?

Como surgiu o cinema expressionista?

Nos anos 10 e 20 do século XX desenvolveu-se na Alemanha o cinema expressionista. Era um cinema que se baseava nas experiências artísticas de pintores do final do século XIX, tais como Edvard Munch, Franz Marc e Ernst Kirchner. O mais famoso pintor foi Edvard Munch.

Qual a importância do expressionismo alemão?

Para o Expressionismo Alemão, estes elementos tinham maior importância do que os apresentados na realidade objetiva. Estas características estão representadas no filme “O Gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene. Na obra, o protagonista é um médico que, ao manipular um sonâmbulo, acaba induzindo-o ao crime.

Qual é a relação entre o expressionismo alemão e a psicanálise de Freud?

Como um dos enfoques é a representação dos sentimentos mais íntimos, o expressionismo alemão também conversa com a psicanálise de Freud que dava seus primeiros passos no início do século XX. O expressionismo alemão na pintura tem como característica o uso intenso das cores na representação dos sentimentos (amor, ódio, medo, raiva).

Quais são os filmes famosos do expressionismo alemão?

Alguns filmes famosos do expressionismo alemão no cinema são: 1 Da Manhã à Meia-Noite de Karl Heinz Martin; 2 O Gabinete do Dr. Caligari de Robert Wiene; 3 O Golem de Gustav Meyrink; 4 Nosferatu de F.W. Murnau. More ...

Qual a importância do expressionismo na arte?

O cinema expressionista alemão dos anos 1920 defendia a premissa de que o filme se transforma em arte na medida em que suas imagens se afastam da realidade. Essa interpretação particular acabou influenciando alguns dos mais relevantes cineastas do século 20.

Postagens relacionadas: