Como podemos caracterizar a música clássica?

Índice

Como podemos caracterizar a música clássica?

Como podemos caracterizar a música clássica?

Música clássica é um gênero musical erudito, caracterizado pela complexidade da instrumentação e por ser representada sob a forma de sinfonia, ópera ou outros tipos de desenvolvimentos musicais.

Quais são os instrumentos utilizados no concerto clássico?

Utilização de instrumentos incomuns: O solista no concerto clássico era um instrumento da própria orquestra. Após o Romantismo, instrumentos de todos os tipos foram incorporados ao concerto. Um exemplo famoso é o Concierto de Aranjuez, de Joaquin Rodrigo, escrito para violão.

Quais são as características dos concertos?

Uma das características dos concertos desses períodos é a existência da chamada Cadenza, uma parte da obra em que a orquestra para de tocar deixando o solista sozinho, sem pulsação regular, para que ele discorra musicalmente sobre temas apresentados anteriormente. (Parágrafo)

Quais são os famosos concertos?

Um exemplo famoso é o Concierto de Aranjuez, de Joaquin Rodrigo, escrito para violão. Além desse, temos ainda o Concerto para gaita, de Heitor Villa-Lobos; Concerto para ondas martenot, de André Jolivet; o Concerto suíte para guitarra elétrica e orquestra, de Yngwie J. Malmsteen e o Concerto para balalaika e orquestra, de Eduard Tubin.

Quais foram os primeiros concertos com dois movimentos?

Surgiram concertos com dois movimentos ( Concerto para violino nº 1, de Béla Bartók; Concerto para clarineta, de Aaron Copland) e até com um movimento ( Concerto para piano nº 2, de Franz Liszt; Concerto para piano e orquestra, de Arnold Schönberg; Concerto para piano com a mão direita, de Maurice Ravel ).

Postagens relacionadas: