Qual a característica da arquitetura da arte bizantina?

Índice

Qual a característica da arquitetura da arte bizantina?

Qual a característica da arquitetura da arte bizantina?

Arquitetura Bizantina foi aquela desenvolvida pelo Império Bizantino durante a Idade Média. Suas principais características são os mosaicos vitrificados, ícones, pinturas sacras e cúpulas. O período bizantino na arquitetura ficou marcado pela ascensão do cristianismo e criação de novas técnicas construtivas.

Quais os fatores históricos que englobam a arte bizantina?

A arte bizantina originou-se e evoluiu da cultura grega cristianizada do Império Romano do Oriente. O conteúdo do cristianismo e da mitologia grega clássica foi artisticamente expresso através de modos helenísticos de estilo e iconografia.

Quais são os exemplos de Arquitetura da arte bizantina?

Os exemplos mais conhecidos de arquitetura da Arte Bizantina são: As Basílicas de Santo Apolinário e São Vital, em Ravena; A Igreja de Santa Sofia, em Istambul - obra da autoria do matemático Antêmio de Tralles e de Isidoro de Mileto, cuja construção foi feita entre os anos 5;

Qual a relação entre a pintura e a arte bizantina?

Iconoclastia e Arte Bizantina A pintura, todavia, não foi muito além do contexto religioso, uma vez que no Império Bizantino surgiu um movimento chamado de iconoclastia. Segundos os iconoclastas, figuras humanas não podiam ser adoradas, pois a adoração cabia apenas a Deus.

Qual a importância dos mosaicos para a arte bizantina?

Os mosaicos foram bastante destacados no período e constituem a expressão máxima da arte bizantina, atingindo nesse momento a mais impecável realização. Entre outras coisas, eles retratavam o imperador, bem como profetas.

Qual a diferença entre arte paleocristã e arte bizantina?

Arte Paleocristã e Arte Bizantina A Arte Bizantina se contextualiza na Arte Paleocristã, que tem origem nas expressões artísticas dos convertidos na fé em Jesus Cristo. Eram manifestações feitas especialmente através das pinturas nas catacumbas e nos sepulcros. Pintura paleocristã na Catacumba de Santa Priscila, Roma, séc II

Postagens relacionadas: