Como a Pop Art influenciou?

Índice

Como a Pop Art influenciou?

Como a Pop Art influenciou?

Rebelando contra os valores elitistas, a Pop Art abraçou experiências de vida mundanas, introduzindo aspectos da cultura de massa e aproximando a arte da nova geração de americanos que começavam a experimentar todos os benefícios do paraíso dos consumidores no estado de consumo da América pós guerra.

O que caracteriza a pop arte?

Pop Art é a abreviatura em inglês de Popular Art ("Arte Popular", em português), um movimento artístico que surgiu em meados dos anos 1950, com o objetivo de "abraçar" e desconstruir imagens pertencentes às culturas de massa, a chamada "cultura pop", feita para as grandes multidões.

Quais as influências da Pop Art no Brasil?

A manifestação da Pop Art no Brasil teve influências históricas diferentes, justamente por ter surgido enquanto o país vivia em uma ditadura militar. As obras da época eram, portanto, uma forma de criticar esse modelo de governo autoritário e não democrático.

Qual era a relação entre a pop arte e a arte figurativa?

Entretanto, de certa forma, a pop arte se alimentava e se confundia com essa indústria cultural. Apesar de se diferenciarem, os artistas, de modo geral, mantinham as temáticas, os desenhos simplificados e as cores saturadas. A Pop Art buscava evidenciar a crise da arte do século XX através de um retorno à arte figurativa.

Como surgiu a Pop Art?

A Pop Art foi batizada oficialmente em 1954 pelo crítico de arte britânico Lawrence Alloway, que estudou a cultura em massa que começava a ser produzida na América do Norte. A Pop Art surgiu como uma contraproposta ao Expressionismo alemão, que era o movimento proeminente na época.

Qual a importância da Pop Art para a arte do século XX?

A Pop Art buscava evidenciar a crise da arte do século XX através de um retorno à arte figurativa. Fazia um bom contraponto ao expressionismo abstrato e à complexidade da arte moderna.

Postagens relacionadas: