Que originou a arte africana?

Índice

Que originou a arte africana?

Que originou a arte africana?

A história da arte africana originou-se no período pré-histórico, quando a humanidade ainda não havia inventado a escrita. Suas esculturas mais antigas encontradas, datam de 500 a.C., e foram produzidas pela cultura Nok, na região onde hoje se localiza a Nigéria.

Qual é a história da arte africana?

Falar sobre a arte africana e contar a história da arte africana é regressar às origens da humanidade. Ao berço da civilização, aos primeiros sinais de cognição humana, de interação com o mundo material e de criação de símbolos visuais que o representem e interpretem.

Por que a arte tradicional africana é tão difícil compreensão?

A arte tradicional africana é muito rica em significados e simbologias, além do conteúdo estético imaginativo. Entretanto, infelizmente tais manifestações muitas vezes são de difícil compreensão, dado a falta de informações existentes.

Quais artistas se inspiraram na arte dos africanos?

Assim, são várias as linguagens que esse artistas utilizam, como fotografia, pintura, video-arte, instalação e as outras vertentes existentes. Como exemplo, podemos citar a fotógrafa Aida Mulunef, da Etiópia, assim como Zanele Muholi, da África do Sul, Romuald Hazoumè, do Benim, o fotógrafo Seydou Keïta, de Mali e muitos outros.

Qual a importância da arte africana para a cultura europeia?

Relegava a arte africana , como a arte de outros continentes para a antropologia e a arqueologia. Nisso foi informada pela mentalidade daquela época quando as nações Europeias se afirmavam como potências colonizadoras e tomavam para si a responsabilidade das chamadas ‘missões civilizatórias’.

Postagens relacionadas: