Como surgiu o cimento Portland?

Índice

Como surgiu o cimento Portland?

Como surgiu o cimento Portland?

O cimento Portland foi desenvolvido a partir de outros tipos de cal hidráulica, ao final do século XIX, na Inglaterra, por Joseph Aspdin, que obteve uma patente pelo material em 1824. Entretanto, seu filho William Aspdin é considerado o inventor do cimento Portland "moderno" graças aos seus avanços na década de 1840.

Quais a Matérias-primas para a produção do cimento Portland?

Matérias Primas O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.

Qual a função do cimento Portland?

Cimento Portland Branco Não-Estrutural Usado para fins não-arquitetônicos, sua principal função é servir como rejunte de materiais para melhor acabamento, como por exemplo na cerâmica. Usado muitas vezes para cobrir custos de acabamento, este material é muito útil para economizar, além de possuir um ótimo resultado estético.

Quais são os componentes do clinquer de cimento Portland?

O clinquer de cimento Portland é constituído por: 1 Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70% 2 Sílica (SiO 2) - 20 a 25% 3 Alumina (Al 2 O 3) - 2 a 9% 4 Óxido de ferro III (Fe 2 O 3) - 1 a 6% 5 Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%

Quais são as fases do processo de fabricação do cimento Portland?

Produção do clínquer (forno rotativo a 1 400 ºC + arrefecimento rápido); Moagem do clínquer e mistura com gesso. Em sentido amplo, pode-se resumir o processo de fabricação do cimento Portland nas seguintes fases: 9°) Ensacamento ( Silos ). Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%.

Quem inventou o cimento?

O grande passo no desenvolvimento do cimento foi dado em 1756 pelo inglês John Smeaton, que conseguiu obter um produto de alta resistência por meio de calcinação de calcários moles e argilosos. Em 1818, o francês Vicat obteve resultados semelhantes aos de Smeaton, pela mistura de componentes argilosos e calcários.

Postagens relacionadas: