O que significa ficção gótica?

Índice

O que significa ficção gótica?

O que significa ficção gótica?

A ficção gótica, que é amplamente conhecida pelo subgênero do horror gótico, é um gênero ou modo de literatura e cinema que combina ficção e horror, morte e, às vezes, romance.

Por que o Castelo de Otranto é considerado o precursor do movimento gótico inglês?

O consenso sobre as razões de empregar o termo gótico é que ele foi utilizado por Vasari ao criticar o estilo arquitetônico, dizendo que esses prédios estavam destruindo os belos monumentos romanos. As inovações de O Castelo de Otranto ecoaram pelas páginas de diversos futuros.

Quais são as principais características do indianismo?

Principais Características

  • Nacionalismo e ufanismo.
  • Sentimentalismo e religiosidade.
  • Figura idealizada do índio.
  • Índio-herói como o símbolo nacional.
  • Língua e costumes indígenas.
  • Retorno ao passado histórico.
  • Exaltação da natureza e do folclore.
  • Influências do medievalismo romântico.

Qual a origem da arte gótica?

A palavra gótico foi utilizada pela primeira vez pelo intelectual italiano Giorgio Vasari durante o século XVI. Gótico vem do termo Godos, um povo que destruiu Roma antiga em 410. O termo, portanto, foi originalmente usado de modo depreciativo para se referir a algo obscuro, aos bárbaros.

Quando surgiu o estilo gótico?

O termo gótico foi usado pela primeira vez pelo teórico Giorgio Vasari, na Itália, no século XVI. Até então aqueles que queriam se referir ao estilo diziam que se tratava de uma estética francesa, sem maiores adjetivações.

Qual foi a primeira catedral de estilo gótico?

A primeira catedral de estilo gótico foi a Abadia Real de Saint-Denis, em Paris. A obra de reconstrução da abadia ocorreu entre 11, sob supervisão do abade Suger.

Qual a origem da estética gótica?

A estética gótica só passou a ser vista com bons olhos apenas a partir do romantismo (no princípio do século XIX). Muitos dos artistas dessa geração se voltaram para o passado ressignificando esse tipo de estética. Goethe, por exemplo, colocou um olhar demorado sobre as catedrais góticas alemães.

Postagens relacionadas: