Como funciona o seguro inquilino?

Índice

Como funciona o seguro inquilino?

Como funciona o seguro inquilino?

Seguro fiança locatícia na prática Com a contratação deste serviço, o interessado em alugar o imóvel oferece ao proprietário a garantia de uma seguradora reconhecida caso seja necessário cobrir inadimplência ou pendências referentes ao combinado em contrato entre locador, locatário e imobiliária.

O que o seguro fiança cobre para o inquilino?

A principal obrigação prevista no seguro fiança é garantir ao proprietário do imóvel o recebimento do aluguel e os encargos legais, em caso de inadimplência do inquilino. Portanto, a cobertura básica cobre aluguel + encargos. Esses encargos são, por exemplo: condomínio, luz, água, IPTU.

Quem paga seguro inquilino ou proprietário?

No artigo 22 da Lei do Inquilinato cita que todas as taxas e impostos, como seguro contra incêndio, devem ser pagas pelo locador. Levando em consideração esse artigo na prática, o locador assume a responsabilidade em pagar IPTU, taxas de condomínios, bem como seguro do imóvel alugado.

Quem deve pagar o seguro obrigatório do condomínio?

O seguro condominial é considerado uma despesa ordinária e obrigatória. Dessa forma, é de responsabilidade do próprio condomínio, que deve arcar com o custo do seguro. Apesar do seguro, o condomínio deve se responsabilizar em manter a segurança do empreendimento em dia.

Qual a importância do seguro residencial para o inquilino?

Essa cobertura garante que a seguradora pague o valor do aluguel ao proprietário normalmente. É importante que o inquilino pense que o seguro residencial não seja apenas uma despesa a mais para ele, e sim uma vantagem para proteger o local onde vive e seus bens de qualquer tipo de eventualidade.

Quem deve fazer o seguro de imóvel?

Se os moveis, televisão, etc. forem SEUS, é obvio que deverá ser você a fazer o seguro - SE O QUISER. Caso contrário (serem do senhorio), não é a isso obrigado. Cabe ao senhorio do Imóvel ter um seguro multi-riscos. No entanto, cabe ao inclino ter um seguro de recheio.

O que acontece se o inquilino não conseguir permanecer no imóvel?

Isso garante que o pagamento do aluguel do inquilino, caso ele não consiga permanecer no imóvel quando há ocorrência de sinistros. Neste caso, a indenização pode se dar tanto pelo reembolso do aluguel pago a terceiro, quanto à perda do aluguel devido a casa não poder ser habitada. Ficou com alguma dúvida sobre o Seguro Residencial?

Quem paga o seguro do imóvel alugado?

Existem duas modalidades de seguro de imóvel alugado as quais o inquilino poderá arcar e é importante não as confundir. Se alugar um apartamento ou unidade em condomínio, o locador pagará obrigatoriamente o seguro condominial. O objetivo dessa apólice é cobrir prejuízos com incêndio ou outros acidentes acontecidos nas áreas comuns.

Postagens relacionadas: