O que é ter um bom vocal?
Índice
- O que é ter um bom vocal?
- Qual a importância da respiração no processo de expressão vocal?
- Como deve ser a respiração para cantar?
- O que é a respiração no canto?
- O que faz mal para a voz?
- Quais são as Classificações vocais?
- Qual a importância do trato vocal?
- Por que a extensão vocal é importante?
- Como medir a classificação vocal?
O que é ter um bom vocal?
Tecnicamente falando, canta melhor quem possui domínio da voz e canta sem esforço, dominando toda a técnica vocal como, por exemplo, ter controle de suporte, de tons diretos, e com vibratos, trinados e cores vocais, dicção eficiente etc…
Qual a importância da respiração no processo de expressão vocal?
A respiração, o relaxamento, o ritmo e a auto-imagem vocal são fatores que contribuem para a boa performance do corpo e da voz, inseparáveis nessa condição profissional. A respiração precisa ser trabalhada com postura corporal adequada e após os exercícios de relaxamento. Assim o trabalho será melhor aproveitado.
Como deve ser a respiração para cantar?
Para que a respiração seja adequada ao canto, ela deve ser profunda. Isso quer dizer utilizar a parte inferior dos pulmões, que dá apoio para o canto e para a sustentação de notas. A respiração clavicular, que utiliza a parte superior dos pulmões, é mais curta, pois a parte superior do pulmão é menor do que a inferior.
O que é a respiração no canto?
No canto, respiramos por ele (respiração diafragmática): Ao inspirarmos pelo diafragma ele comprime as demais vísceras dando mais espaço para este tipo de respiração. Externamente você verá que você não mais vai inspirar elevando o tórax.
O que faz mal para a voz?
Bebidas geladas e álcool prejudicam a garganta. Chocolate e leite em demasia deixam a saliva mais viscosa, provocando pigarro. Já alimentos de difícil digestão podem provocar refluxo e irritação. Em excesso, a cafeína associada à alta temperatura pode desidratar as pregas vocais.
Quais são as Classificações vocais?
Cada pessoa tem uma extensão vocal, e isso depende de fatores como: dimensões da laringe e das pregas vocais (laringes e pregas vocais menores emitem notas que são mais agudas, enquanto laringes e pregas vocais maiores emitem notas mais graves). Mas não se preocupe, para medir sua classificação vocal, não é preciso medir o tamanho de sua laringe.
Qual a importância do trato vocal?
O trato vocal também atua como filtro acústico dos harmônicos produzidos pelas pregas vocais. Esses harmônicos são muito importantes para a caracterização do nosso timbre.
Por que a extensão vocal é importante?
A extensão vocal de cada cantor é diferente e, com a ajuda de algumas técnicas e exercícios, ela pode aumentar e se tornar mais abrangente. Porém, você não pode deixar de considerar os seus próprios limites, pois o esforço excessivo pode cansar as pregas vocais.
Como medir a classificação vocal?
Mas não se preocupe, para medir sua classificação vocal, não é preciso medir o tamanho de sua laringe. Basta realizar um simples teste para ver onde sua voz se encaixa. Existem basicamente seis classificações vocais que, convencionalmente, foram divididas entre vozes masculinas e vozes femininas.