O que representa um trapézio?

Índice

O que representa um trapézio?

O que representa um trapézio?

Trapézio é uma figura geométrica plana pertencente ao grupo dos quadriláteros que possui um par de lados paralelos: Os lados paralelos dos trapézios são chamados de bases. A base que possui maior medida recebe o nome de base maior e a que possui menor medida recebe o nome de base menor.

Porque o trapézio tem esse nome?

A origem é o Latim aequilibrium, “de mesmo peso”, de aequi, “igual”, mais libra, “balança”. TRAPEZISTAS – esse pessoal se pendurava numa barra oscilante cujo nome vem do Grego trapezion, de trapeza, “mesa pequena de quatro patas”.

Quais são os três tipos de trapézio?

Temos 3 tipos de trapézios: Trapézio escaleno, isósceles e retângulo.

  • Trapézio Escaleno: Os lados não paralelos são desiguais.
  • Trapézio Isósceles: Os lados não paralelos são iguais (congruentes).
  • Trapézio Retângulo: Pelo menos um dos lados não paralelos é perpendicular às bases.

Quando foi criado o trapézio?

Existe registro em um livro de 1816, que descreve o aparelho, na época chamado de Triângulo Clias, criado por um professor de ginástica. O aparelho teria um formato triangular, sendo capas de rodar em torno de si mesmo, pendurado por uma corda que unia as duas pontas de cima.

Quais são os diferentes tipos de trapézio?

O trapézio é uma figura da geometria plana formada por quatro lados. Dois deles são paralelos e chamados de bases. Ele é considerado um quadrilátero, tal qual o retângulo, o losango e o quadrado. Importante destacar que ele é chamado de quadrilátero notável. Isso porque a soma de seus quatro ângulos internos totaliza 360°. Tipos de Trapézio

Qual é o perímetro de um trapézio?

c) O perímetro de um trapézio é igual à soma das medidas dos seus quatro lados. Trapézios isósceles: são aqueles que possuem lados não paralelos congruentes; Trapézios escalenos: são aqueles que não são trapézios isósceles; Trapézios retângulos: são aqueles em que um dos lados não paralelos forma um ângulo de 90° com a base.

Qual a diferença entre trapézio e quadrilátero?

O trapézio é uma figura da geometria plana bastante presente no nosso dia a dia. Trata-se de um polígono que possui quatro lados, sendo dois lados paralelos (conhecidos como base maior e base menor) e dois não paralelos (lados oblíquos). Como todo quadrilátero, ele possui duas diagonais, e a soma dos seus ângulos internos é sempre igual a 360º.

Quais são os lados paralelos do trapézio?

Os lados paralelos dos trapézios são chamados de bases. A base que possui maior medida recebe o nome de base maior e a que possui menor medida recebe o nome de base menor. Como os trapézios são polígonos, eles possuem os mesmos elementos comuns a todos os polígonos, a saber:

Postagens relacionadas: