O que acontece após um trauma?

Índice

O que acontece após um trauma?

O que acontece após um trauma?

Esquiva e isolamento social: a pessoa foge de situações, contatos e atividades que possam reavivar as lembranças dolorosas do trauma; Hiperexcitabilidade psíquica e psicomotora: taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância.

O que é trauma e por que ele é tão importante?

Dessa forma, o trauma vem a ser um estresse muito grande que sobrecarrega a energia mental e psicológica do indivíduo. Como o cérebro está programado para sobreviver e não suportaria uma memória tão sobrecarregada, ele a reprime.

Como lidar com o trauma psicológico?

Analisando as consequências resultantes do trauma psicológico, é extremamente necessário que uma pessoa que sofreu um evento traumático busque ajuda com profissionais da psique. Afinal, é fundamental obter orientação para lidar com o evento para que este não cause danos irreversíveis ao indivíduo afetado.

Qual é a relação entre trauma e estresse?

Em uma de suas descobertas, Freud afirmava que uma pessoa não se lembra de um trauma, mas provavelmente o reencena em seu comportamento. Com isso, se revela o sintoma de algo mais profundo: o evento traumático em si. Dessa forma, o trauma vem a ser um estresse muito grande que sobrecarrega a energia mental e psicológica do indivíduo.

Qual a relação entre o cérebro e o computador?

A psicóloga clínica Lidia García Asensi estabelece um curioso paralelo entre um cérebro e um computador. Isto é, nosso cérebro atuaria processando informações em pastas, que são organizadas e armazenadas.

Postagens relacionadas: