Quem era o deus Hathor?

Índice

Quem era o deus Hathor?

Quem era o deus Hathor?

Caracterizada como a deusa do céu, Hathor era símbolo de mãe para os faraós e uma das divindades que usavam o Olho de Rá. A deusa também representava dança, música, amor, alegria, maternidade e sexualidade, além disso Hathor auxiliava na passagem das almas, levando-as para a outra vida.

Qual animal representa a deusa Hathor?

Hator era frequentemente representada como uma vaca, simbolizando seu aspecto maternal e celestial, porém sua forma mais comum era de uma mulher usando um adereço de cabeça formado por chifres de vaca e um disco solar. Também podia ser representada como leoa, cobra ou uma árvore de plátano.

Qual era a função da Deusa Hathor?

A Deusa Hathor governava tanto o nascimento quanto a morte e, nessa forma, ela era retratada como sete “Deusas Hathor”, responsáveis por predizer o destino inescapável de cada recém-nascido. Como governanta do submundo era chamada de Rainha do Oeste, o ponto cardeal associado com a morte.

Qual é o significado de Hathor?

Entre seus chifres há um disco solar encimado por duas penas de avestruz. Além de seus outros atributos, Hathor se tornou uma grande divindade da vida futura no Novo Reino.

Qual é a relação entre a Deus Hathor e a fertilidade da terra e do povo?

Devido a essa associação, a Deusa Hathor também era associada à fertilidade da terra e do povo, sendo, portanto, cultuada como uma Deusa da Fertilidade. Muitos textos se referem à Deusa Hathor como “A dourada”, aquela que cria e fortalece os laços afetivos.

Quais eram as principais características da deusa Hator?

Havia um tesouro sagrado escondido em duas salas subterrâneas perto do santuário. Em seu templo, as pessoas oravam a ela por fortuna. No geral, Hator era uma deusa ocupada, assim como a maioria dos outros deuses e deusas. No Egito, Hator era a deusa do amor, da beleza, da dança, da música e da fertilidade.

Postagens relacionadas: