Qual é o significado da palavra ventrículo?

Índice

Qual é o significado da palavra ventrículo?

Qual é o significado da palavra ventrículo?

1. [ Anatomia ] Nome dado a diversas cavidades do corpo humano (ex.: ventrículo cerebral). 2. [ Anatomia ] Cavidade do coração, de paredes musculosas, cujas contracções enviam o sangue para as artérias.

O que são ventrículos no coração?

Ventrículos: apresentam paredes mais grossas — uma característica importante, uma vez que sua contração garante que o sangue siga para os pulmões e outras partes do corpo. A contração do ventrículo direito impulsiona-o em direção aos pulmões, enquanto a do esquerdo garante o seu impulso ao restante do corpo.

O que é dilatação do ventrículo?

Corresponde a uma dilatação dos ventrículos , ou seja, dilatação das cavidades de líquor dentro do crânio. . Os sintomas principais são dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência. As causas podem ser uma obstrução da drenagem do líquor ou uma dificuldade de absorção deste líquor.

Qual a função do ventrículo?

Ventrículo direito é a cavidade do coração responsável pelo bombeamento do sangue na circulação pulmonar. Recebe o sangue venoso do átrio direito. Deságua no tronco da artéria pulmonar, de quem é separado pela válvula pulmonar.

Qual a diferença entre o ventrículo direito e o esquerdo?

O ventrículo direito, de paredes menos espessas, recebe o sangue venoso proveniente da aurícula direita e envia-o para os pulmões pelas artérias pulmonares, e o ventrículo esquerdo que recebe o sangue já oxigenado (arterializado) da aurícula esquerda, envia-o para todo o organismo através da aorta.

Quais são os ventrículos do coração?

O ventrículo esquerdo é mais espesso que o ventrículo direito pois precisa realizar contrações mais poderosas para distribuir o sangue para o corpo todo. A função do ventrículo esquerdo é bombear o sangue para todo o corpo exceto os pulmões.

Postagens relacionadas: