O que acontece depois da explosão de uma estrela?

Índice

O que acontece depois da explosão de uma estrela?

O que acontece depois da explosão de uma estrela?

UMA EXPLOSÃO ESPETACULAR A estrela pode até acabar explodindo, formando uma supernova: a parte externa é expulsa violentamente para o espaço, enquanto a parte interna - o núcleo - fica tão pequena e densa que uma colherinha desse material pesaria milhões de toneladas. Esse núcleo é chamado estrela de nêutrons.

O que vem depois da estrela?

Esse colapso, para estrelas de alta massa, se torna uma explosão — a supernova. Todo envelope da estrela cai em direção ao seu núcleo, agora composto por Ferro inerte.

Por que as estrelas morrem?

Sim, as estrelas morrem. O ciclo de vida de uma estrela dura bilhões de anos. Créditos: HypeScience Um fato interessante é que quanto maior a massa de uma estrela, menor será o seu tempo de vida. Isso porque, quanto maior a massa do astro, maior é a força gravitacional que tende a colapsar a estrela.

Qual é o processo de morte de uma estrela?

O processo de morte de uma estrela é semelhante ao conceito de reencarnação. As estrelas na verdade nunca morrem, mas a matéria nelas contidas aglutinam-se por um grande período de tempo antes de se desfazer em seguida.

Por que a estrela se transforma em uma gigante vermelha?

Entretanto, a atmosfera da estrela nesse momento se expande bastante, transformando a estrela em uma gigante vermelha. Ela cresce tanto nesse processo que os planetas mais próximos são engolidos (isso acontecerá com o próprio Sol e seus planetas mais próximos, como Mercúrio, Vênus, e talvez a Terra).

Por que as estrelas são tão desafiadoras para os cientistas?

No caso de estrelas ainda mais massivas, o núcleo se transforma em um buraco negro, um dos objetos cósmicos menos compreendidos que existem, pois são estupidamente massivos, devoram objetos que chegam perto demais, e são invisíveis porque engolem até mesmo as partículas de luz (se a luz não escapa dele, não podemos enxergá-lo).

Postagens relacionadas: