O que acontece com o chão quando há um terremoto?

Índice

O que acontece com o chão quando há um terremoto?

O que acontece com o chão quando há um terremoto?

Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que acabará por provocar um movimento brusco. Esse movimento fará vibrar tudo o que existe ao redor do ponto de atrito, o epicentro. É por isso que os terremotos costumam acontecer nas bordas das placas tectônicas.

Onde ficar em caso de terremoto?

Procure um local seguro e coberto. Vá para debaixo de uma mesa resistente ou qualquer outra peça de mobiliário que possa servir como uma cobertura segura. Se possível, fique longe de vidros, janelas, portas exteriores e paredes.

Por que ocorrem terremotos?

Terremotos são tremores na crosta terrestre, a camada mais externa do planeta (litosfera), que é dividida em grandes blocos chamados de placas tectônicas. Essas placas, por sua vez, flutuam sobre o magma, um líquido quente e pastoso presente no centro da terra que é expelido pelos vulcões em atividade.

Quais foram os principais terremotos ao longo dos últimos anos?

Veja alguns dos principais terremotos ao longo dos últimos anos. Chile, 1960: no dia 22 de março houve o maior terremoto já registrado na história, um abalo sísmico de 9,5º na Escala Richter. Estima-se que 1600 pessoas morreram e mais de 2 milhões ficaram desabrigados.

Quais são as consequências da destruição de um terremoto?

A destruição de um terremoto pode ter várias consequências. As grandes consequências estão ligadas ao colapso das construções civis em decorrência de: inundações causadas por tsunamis. O Brasil, por estar localizado em uma área distante do contato entre placas tectônicas, não possui grandes eventos catastróficos relacionados a terremotos.

Quais foram os maiores terremotos ocorridos no Brasil?

Em 2010 um tremor de terra aconteceu no Acre e tornou-se o maior de todos os terremotos ocorridos no Brasil, com 6,5º na Escala Richter. Vale destacar que a Região Norte sente tremores com intensidade maior, mas que ocorrem em países vizinhos, como o que atingiu o Peru em 2011, com 7º na Escala Richter.

Postagens relacionadas: