O que acontece na greve?

Índice

O que acontece na greve?

O que acontece na greve?

A greve é basicamente uma ação coletiva realizada de maneira voluntária pelos trabalhadores de interrupção total ou parcial de suas funções em seus postos de trabalho.

Como é feita a greve?

A greve só pode ser feita pelos trabalhadores (subordinados), jamais pelo empregador. A greve é considerada em nossa legislação, como a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador (art.

Quem faz greve recebe salário?

A greve, não obstante ser direito constitucionalmente garantido aos trabalhadores, configura hipótese de suspensão do contrato de trabalho, razão pela qual a regra geral é de que os dias de paralisação não sejam remunerados.

O que é uma greve trabalhista?

Parada coletiva, voluntária e combinada do trabalho ou do estudo, para obter o atendimento de reivindicações”. Ou seja, greve é, sobretudo, um instrumento de pressão dos trabalhadores sobre os empregadores, sejam as empresas ou o Estado, para que suas reivindicações sejam atendidas.

Qual o efeito da greve sobre o contrato de trabalho?

7º da referida lei estabelece que a participação em greve suspende o contrato de trabalho, devendo as relações obrigacionais, durante o período, ser regidas pelo acordo, convenção, laudo arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho. Portanto, a greve legal é considerada como hipótese de suspensão do contrato de trabalho.

Pode cortar salário de grevista?

convenção, laudo arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho”. Não há, portanto, na lei qualquer autorização para o empregador por ato unilateral, cortar salários dos trabalhadores em greve. Cumpre observar que a Lei 7.783/89 é fruto de uma Medida Provisória, a MP 59 de 89, cujo artigo 5º previa: Art.

Quem não consegue ir trabalhar devido à falta de transporte coletivo pode ter os dias descontados no salário?

Greves de ônibus e desconto no salário Ônibus passando ou não durante a greve, se o empregado se atrasar ou não comparecer ao trabalho, ele vai sofrer desconto no salário, proporcional às horas de atraso ou ao dia que faltou. Pode acabar também tendo um desconto no DSR (“descontar o domingo”).

Qual a importância da greve?

A greve é um instrumento do trabalhador na luta por melhorias em suas condições de trabalho e atualmente é um direito resguardado pela Constituição Brasileira. Ouvir: O que é greve? - Brasil Escola 0:00 1 - O que é greve? 2 - Quem pode fazer greve? 3 - A greve sempre foi um direito do trabalhador? O que é greve?

Qual é o direito de greve?

Se for feita por apenas um trabalhador não é considerada greve, e pode acarretar até mesmo uma rescisão por justa causa. O direito de greve também está elencado na Constituição Federal, em seu artigo 9º. Assim, legalmente, essa atitude tem respaldo, porém existem requisitos e garantias específicas, os quais devem ser respeitados.

Quais são os requisitos para a realização da greve?

Excecionalmente, em empresas em que a maior parte dos funcionários não esteja sindicalizada, a realização da greve poderá ser decidida por uma assembleia que tenha sido convocada expressamente com essa intenção por um mínimo de 20% dos trabalhadores ou, numa empresa de grandes dimensões, duzentos.

Como são representados os trabalhadores em greve?

Os trabalhadores em greve são representados pelo sindicato ou então pela assembleia de trabalhadores, quando a greve for convocada por estes. Em ambos os casos, os representantes podem organizar piquetes para tentar convencer os trabalhadores a aderir à greve, mas não podem, por exemplo, impedi-los de aceder aos seus locais de trabalho.

Postagens relacionadas: