O que acontece em uma erosão?

Índice

O que acontece em uma erosão?

O que acontece em uma erosão?

A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.

O que e erosão porque ela ocorre?

A erosão do solo é um desgaste natural que ocorre por causa da ação da água corrente, do vento, ou de atividades humanas que resultam no desgaste ou remoção do solo.

Quais são as causas é as consequências da erosão?

A erosão é formadora dos relevos, conquanto pode se dar pela atuação do vento, da água, da chuva, do clima etc. Mas o material que surge desse processo e é levado, pode ocasionar um grande mal natural, posto que assoreia rios e lagos. Pode também desencadear enchentes e até deslizamentos de terra.

Como ocorre a erosão?

A erosão é um processo de transformação ocorrido no exterior da crosta terrestre, sendo classificada no grupo de fatores exógenos de modificação do relevo. Esse processo natural, mas que pode ser agravado pela ação do homem, pode ocorrer de diversas maneiras.

Quais fatores afetam a erosão do solo?

Além disso, a diversificação de culturas e o não revolvimento melhoram a agregação e contribuem para a infiltração da água no perfil do solo. Existem diversos fatores que afetam diretamente a erosão do solo na sua propriedade, eles são a erosividade, a erodibilidade, topografia, a cobertura do solo e uso de práticas agrícolas.

Como ocorre a erosão do solo?

A primeira fase da ocorrência da erosão do solo é a desagregação proporcionada pelo impacto da gota de água da chuva, processo que é intensificado em solos sem cobertura vegetal. Posteriormente, se a quantidade e intensidade da chuva superarem a velocidade de infiltração de água no solo, ocorre o escoamento superficial.

Como a erosão pode ser evitada?

A erosão, por ser um processo natural, não pode ser evitada. Porém, nas áreas urbanas, onde o estrago erosivo é maior devido aos deslizamentos de terra, os transtornos podem ser amenizados e solucionados de forma definitiva desde que haja um grande envolvimento entre o poder público e a sociedade.

Postagens relacionadas: