Como acontece a lise?

Índice

Como acontece a lise?

Como acontece a lise?

Este fenómeno acontece quando a célula é colocada num meio hipotónico (menos concentrado do que o meio intracelular) fazendo com que uma grande quantidade de água entre na célula provocando um aumento da pressão intracelular seguido do rebentamento da célula.

Como ocorre o processo de lise celular?

A membrana celular é muito permeável à água. Colocadas em uma solução hipotônica, as células aumentam de volume devido à penetração de água. Se o aumento de volume for muito acentuado, a membrana se rompe e o conteúdo da célula extravasa, fenômeno conhecido como lise celular.

O que é a lise osmótica?

A citólise ou lise osmótica ocorre quando há um grande influxo de água no interior da célula, excedendo a capacidade da membrana celular e consequentemente causando sua ruptura, liberando seu conteúdo no ambiente extracelular. Um dos principais motivos da citólise acontecer é a interrupção no equilíbrio osmótico.

Por que utilizar o álcool gelado?

O álcool gelado, além de proporcionar uma mistura heterogênia (duas fases), em ambiente salino, faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando uma massa filamentosa e esbranquiçada. O DNA não se dissolve no álcool, na concentração e na temperatura que se usou neste experimento.

Qual a alternativa que indica uma estrutura ausente em todas as bactérias?

Carioteca e) Carioteca. Alternativa “e”. Todas as bactérias não possuem carioteca e, portanto, não possuem um núcleo organizado.

O que é Crenação celular?

A crenação é uma plasmólise das hemácias quando colocadas em meio hipertônico. O contrário de hemólise. Ocorrendo a saída excessiva de água, a célula murcha dando origem a crenação, ocorrendo danos reversíveis à célula mas que podem levá-la a morte.

O que é o processo de Pinocitose?

Processo de Pinocitose Para que ocorra a pinocitose, a membrana plasmática sofre invaginações localizadas que envolvem a partícula a ser ingerida. Quando a membrana se fecha em si, forma-se uma vesícula que é puxada pelo citoesqueleto para o citoplasma.

Quais são os diferentes tipos de lise celular?

A lise celular também pode ser provocada por bactérias e vírus. Ocorre, por exemplo, no final do ciclo lítico na reprodução dos vírus. O exemplo mais comum é o caso dos bacteriófagos (ou fagos) que infetam bactérias e utilizam-nas para se multiplicar. Um tipo particular de lise celular é a hemólise ou seja a destruição das hemácias.

Quais são os processos físicos que provocam a lise da célula?

Os processos físicos que podem provocar a lise da célula são a sonicação, isto é a aplicação de ultrassons cujas vibrações geram tensões mecânicas na suspensão celular, e o choque térmico com rápido congelamento e descongelamento que gera a rotura devido à formação de cristais no citosol.

Quais são os exemplos de lise físico-química?

Outro exemplo de lise físico-química é a lise por choque osmótico. Este fenómeno acontece quando a célula é colocada num meio hipotónico (menos concentrado do que o meio intracelular) fazendo com que uma grande quantidade de água entre na célula provocando um aumento da pressão intracelular seguido do rebentamento da célula.

Postagens relacionadas: