O que acontece com a conta conjunta quando o titular morre?

Índice

O que acontece com a conta conjunta quando o titular morre?

O que acontece com a conta conjunta quando o titular morre?

Com o falecimento de um dos cotitulares de conta-corrente conjunta solidária, o saldo existente deve ser objeto de inventário e partilha entre os herdeiros, aplicando-se a pena de sonegados ao cotitular que, com dolo ou má-fé, ocultar valores.

Precisa inventariar conta conjunta?

​Com o falecimento de um dos cotitulares de conta-corrente conjunta solidária, o saldo existente deve ser objeto de inventário e partilha entre os herdeiros, aplicando-se a pena de sonegados ao cotitular que, com dolo ou má-fé, ocultar valores.

Como resgatar dinheiro do banco de falecido?

Isso pode ser feito no site valoresareceber.bcb.gov.br até o dia 6 de março. Para essa etapa era necessário ter em mãos apenas o CPF e a data de nascimento do usuário. Se houvesse algum valor disponível, o usuário seria orientado a fazer uma nova consulta em uma data agendada a partir de 7 de março.

Pode usar o cartão de débito de uma pessoa falecida?

O uso de cartões de crédito de uma pessoa após o seu falecimento é crime de estelionato e eventuais dívidas contraídas serão cobradas pelas administradoras dos cartões. A identificação da data de uso do cartão, comparada ao dia do falecimento, comprova o uso indevido do meio de pagamento e pode levar ao culpado.

Quando é possível pedir alvará judicial?

Quando é possível utilizar o Alvará Judicial ao invés de...

  • transferência de veículo quando não existirem outros bens para partilhar;
  • para o saque de valores em contas bancárias que não excedam 500 OTNs (em torno de R$ 10.000,00), desde que não existam outros bens para partilhas.

Quem pode solicitar um alvará judicial?

Conforme mencionamos, essas são só algumas situações em que esse tipo de procedimento é comumente realizado. No tocante ao responsável pelo levantamento do alvará judicial, ele pode ser feito tanto pelo próprio autor quanto por seu advogado, desde que seja atribuído nos autos esses poderes ao representante.

Postagens relacionadas: