Quando o inquilino pode quebrar contrato de aluguel?

Índice

Quando o inquilino pode quebrar contrato de aluguel?

Quando o inquilino pode quebrar contrato de aluguel?

Caso aconteça alguma prática ilegal no imóvel; Caso alguma cláusula do contrato seja desrespeitada; Em decorrência da falta de pagamento do aluguel e outros encargos de responsabilidade do inquilino; Para reparações no imóvel designadas pelo poder público, quando não for possível realizá-las com o inquilino dentro.

Quando o inquilino quebra alguma coisa?

Conforme previsto no artigo 23, IV da lei do inquilinato, o locatário tem a obrigação de avisar o locador quando aparecer problemas no imóvel em que seja de sua responsabilidade a manutenção.

Como funciona uma quebra de contrato de aluguel?

O locatário pode romper com o contrato de aluguel quando quiser, sem apresentar razões para isso, porém será necessário pagar a multa proporcional ao restante do tempo contratado. Importante: Existe a possibilidade de o locatário não ter que pagar a multa por quebra de contrato de aluguel.

Quais os direitos do inquilino?

Além disso, ele deve manter a especificidade do imóvel, ou seja, uma casa deve ser conservada da mesma forma. A Lei do Inquilinato estabelece que a partir do momento em que é realizado o contrato de locação, o locatário passa a ter responsabilidades junto ao condomínio.

O que aconteceu com o inquilino ao longo dos anos?

No entanto, algumas alterações ocorreram na legislação ao longo dos anos. A primeira foi em 2009, por meio da Lei nº 12.112. Na ocasião, foi determinada, por exemplo, a diminuição do prazo para o inquilino sair da residência.

O que acontece se o inquilino sair do imóvel antes do fim do contrato?

O proprietário tem o direito de abrir uma reclamação em casos de falta de pagamento do aluguel e reformas indevidas. Além disso, se o inquilino sair do imóvel antes do fim do contrato, ele pagará por isso. No entanto, ele será dispensado de arcar com a multa caso a razão seja a transferência do local de trabalho.

Qual a importância do aluguel para o inquilino?

Além do aluguel, valor obviamente indispensável a ser pago pelo inquilino, é necessário estar ciente das demais obrigações que possam constar no contrato. Quem aluga um apartamento, por exemplo, deve considerar as cobranças de condomínio e algumas taxas extras periódicas referentes à administração do prédio.

Postagens relacionadas: