Como saber se o feto tem Síndrome de Down?

Índice

Como saber se o feto tem Síndrome de Down?

Como saber se o feto tem Síndrome de Down?

Os exames mais precisos para diagnosticar a Síndrome de Down durante a gravidez são feitos através da coleta de uma amostra do líquido que fica em volta do bebê (amniocentese) ou de um pequeno pedaço da placenta (biópsia de vilo corial, BVC) para pesquisar os cromossomos anormais que existem na síndrome entre 11 e 14 ...

É possível não detectar Síndrome de Down na gravidez?

Síndrome de Down: não há sintomas durante a gravidez, mas pode ser detectada. A Síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de uma cópia extra do cromossomo 21. Isto provoca uma trissomia neste par (trissomia 21), responsável de um grau de necessidade especial que varia em cada afetado.

Como diagnosticar Síndrome de Down após o nascimento?

A síndrome de Down pode ser detectada durante a gravidez por meio de exames pré-natais ou diagnosticada após o nascimento com uma análise cromossômica chamada cariótipo.

Quais são as causas de um bebê nascer com a Síndrome de Down?

O médico explica que a Síndrome de Down se dá por uma falha na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21 - chamada de trissomia. Com a fecundação, este óvulo dará origem a um feto com alteração cromossômica no 21, a Síndrome de Down.

Como é feito o diagnóstico da síndrome de Down?

Quando os exames não são realizados durante a gestação, o diagnóstico da Síndrome de Down pode ser feito através da observação de suas características ao nascer: Diástase (afastamento) dos músculos dos retos abdominais e hérnia umbilical.

Qual a importância do exame de sangue para a síndrome de Down?

Em muitos casos a amostra de sangue é enviada para análise no exterior. A grande vantagem do exame é poder tranquilizar mais cedo mães e pais preocupados, especialmente os que tenham fatores de risco para a síndrome de Down.

Como é feito o diagnóstico da síndrome de Down durante a gravidez?

O diagnóstico da Síndrome de Down durante a gravidez é feito através do exame chamado Translucência Nucal, que deve ser realizado durante a gravidez, entre a 10ª e 14ª semanas de gestação. Esse exame consiste na medida da quantidade de líquido na região da nuca do bebê, através da ultrassonografia.

Quais são as alterações cromossômicas da síndrome de Down?

Outras alterações cromossômicas, como as translocações e o mosaicismo (uma forma de síndrome que afeta apenas parte das células do bebê), não são detectadas pelo exame. Para se ter uma ideia, translocações e mosaicismo respondem por 5% dos casos de síndrome de Down, às vezes com sinais mais discretos.

Postagens relacionadas: