O que acontece se o réu não comparecer?

Índice

O que acontece se o réu não comparecer?

O que acontece se o réu não comparecer?

De acordo com o §8º do art. 334 do CPC, o não comparecimento injustificado, seja do autor ou do réu, caracteriza-se como ato atentatório à dignidade da justiça e, por isso, punido com multa de até 2% (dois por cento) da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa.

Quando a outra parte não aparece na audiência?

Caso uma das partes, sem justificativa, não comparecer, ser-lhe-á aplicada multa na monta de ATÉ dois por cento (do valor da causa ou da vantagem pecuniária), além de ser considerado ato atentatório a dignidade da justiça (§ 8º, do art. 334, do CPC/15).

Quando o acusado não comparece na audiência?

A revelia é comumente utilizada para se referir ao previsto no art. 367, do CPP, que dispõe: O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo.

Qual pode ser a possível ação do juiz quando ocorre uma ausência de uma das partes na audiência?

Se, porventura, na audiência em prosseguimento ocorrer a ausência de ambas as partes, o processo deverá ser solucionado de acordo com o ônus da prova de cada um dos litigantes: dispõe que em caso de motivo relevante, o juiz poderá designar nova audiência (parágrafo único).

Como deve ser o procedimento em caso de atraso de autoridade?

Segundo o regramento, o advogado pode "retirar-se do recinto onde se encontre aguardando pregão para ato judicial, após 30 minutos do horário designado e ao qual ainda não tenha comparecido a autoridade que deva presidir a ele, mediante comunicação protocolizada em juízo".

Postagens relacionadas: