Onde atuam os glicocorticóides?

Índice

Onde atuam os glicocorticóides?

Onde atuam os glicocorticóides?

Glicocorticóides suprimem a inflamação através de vários mecanismos celulares e moleculares. Seus efeitos sobre as células inflamatórias incluem: indução de apoptose, inibição de citocinas e inibição da migração.

Qual a diferença entre corticoide e glicocorticoide?

Corticoides são hormônios produzidos pela glândula suprarrenal. Existem duas classes de corticoides: mineralocorticoides e glicocorticoides (FUCHS; WANNMACHER, 1998, p. 194). Os glicocorticoides (GC) pertencem à classe dos hormônios esteroides, com um núcleo básico, podendo ser naturais ou sintéticos.

Qual é o mecanismo de ação dos glicocorticóides?

MECANISMO DE AÇÃO Os efeitos moleculares dos glicocorticoides ocorrem da seguinte maneira: a molécula de GC, por um processo de por difusão passiva, entra na célula e liga-se a um receptor citoplasmático próprio (GR) que a leva até o núcleo, fazendo a alteração direta da transcrição de genes.

Quais são os efeitos fisiológicos do cortisol?

Tem sido demonstrado na literatura que o cortisol age como um antagonista fisiológico da insulina, por promover a quebra das moléculas de carboidratos, lipídeos e proteínas, desta maneira mobilizando as reservas energéticas. isto aumenta a glicemia e a produção de glicogênio pelo fígado.

Qual a função glicocorticoides?

Os glicocorticóides são hormônios esteróides, sinte- tizados no córtex da glândula adrenal, que afetam o meta- bolismo dos carboidratos e reduzem a resposta inflamatória (GOODMAN & GILMAN, 2003).

Quais são as funções das fosfolipases?

As fosfolipases são enzimas que catalisam a hidrólise de fosfolipídios. Estes são os lipídios mais abundantes e importantes nas membranas de todos os organismos celulares e têm funções estruturais, metabólicas e de sinalização.

Quais são as funções dos fosfolipídios?

As fosfolipases A1 são conhecidas como aquelas que hidrolisam as ligações éster entre a cadeia alifática e o carbono 1 e A2, que hidrolisam as ligações éster entre a cadeia alifática e o carbono 2 do glicerol. As fosfolipases A1 são geralmente proteínas intracelulares, de grande tamanho e geralmente associadas à membrana plasmática.

Qual a função da fosfatase alcalina?

A fosfatase alcalina é uma enzima que está presente em diversos tecidos do corpo, estando em maior quantidade nas células dos ductos biliares, que são canais que conduzem a bile do interior do fígado para o intestino, fazendo a digestão das gorduras, e nos ossos, sendo produzida pelas células envolvidas na sua formação ...

Por que a fosfatase alcalina está alta na gravidez?

Embora em quantidades mais baixas, a fosfatase alcalina está também presente na placenta, nos rins e no intestino, podendo por isso estar elevada na gravidez ou em casos de insuficiência renal. O exame da fosfatase alcalina serve para investigar distúrbios hepáticos ou ósseos e o seu resultado pode identificar: 1. Fosfatase alcalina alta

Postagens relacionadas: