O que é sintoma refratário?

O que é sintoma refratário?

O que é sintoma refratário?

São considerados sintomas intratáveis ou refratários aqueles que, a despeito de múltiplos esforços, não são possíveis de ser controlados sem o comprometimento da consciência do paciente; que prejudicam seu bem-estar, pelos grandes efeitos negativos sobre o organismo, e que interferem com o processo sereno de morrer.

Qual a droga que pode ser empregada para redução do componente emocional em um paciente em cuidados paliativos com dispnéia?

Dentre os opioides, Morfina é o agente mais estudado, embora existam também estudos com Codeína e Fentanil. Reduzem a sensação subjetiva de falta de ar, especialmente na fase avançada de evolução de doenças.

Quais as medidas não farmacológicas que poderiam contribuir para o alívio da dispnéia?

  • Controlo da Dispneia: estratégias, farmacológicas e não farmacológicas, para o seu alívio num contexto de Cuidados Paliativos.
  • aumente o volume corrente. ...
  • aumento de ventilação, por uma maior tolerância para aumentar essa pressão de CO2.
  • Este esquema terapêutico não produz depressão respiratória, nem em doentes hipóxicos.

Qual o medicamento utilizado no tratamento de dependentes de opióides?

A metadona é a medicação mais comumente utilizada para o tratamento de abstinência de opióides.

O que são medidas farmacológicas?

As estratégias farmacológicas consideram a utilização de fármacos no tratamento e no alívio da dor.

O que é uma depressão refratária?

Mas você já ouviu falar da depressão refratária, que é uma depressão mais resistente? Nesses casos, a pessoa não responde da forma esperada mesmo após se tratar com, pelo menos, dois medicamentos de classes diferentes por um determinado tempo e na dose adequada.

Qual a diferença entre Refratariedade e resistência?

A refratariedade ocorre, em geral, por conta de características anatômicas ou fisiológicas do próprio hospedeiro. É o grau extremo de resistência. O homem é refratário ao Plasmodium da malária aviária, os equinos, ao vírus da febre aftosa e as galinhas, ao carbúnculo (Bacillus anthracis).

Qual o tratamento para dispneia?

Qual é o tratamento para dispneia? O tratamento da dispneia dependerá da sua causa. Pode haver indicação de medicamentos, oxigênio, ventilação mecânica, nos casos mais graves ou cirurgia.

Quais exames são necessários para tratar a dispneia crônica?

O exame é concentrado nos sistemas cardiovascular e pulmonar. Realiza-se um exame pulmonar completo, incluindo especialmente a adequação da entrada e saída de ar, a simetria dos sons respiratórios e a presença de estertores, roncos, estridor e sibilos. Deve-se procurar por sinais de consolidação (p. ex., egofonia, macicez à percussão).

Qual a relação entre a dispneia e a gravidade da doença de base?

Essa sensação pode se manifestar de diferentes formas, como “sufocamento”, “sensação de aperto torácico”, “falta de ar”, entre outras. A relação entre a severidade da Dispneia e a gravidade da doença de base variam de forma ampla entre os indivíduos.

Postagens relacionadas: